Ciências biológicas: conheça o curso e as áreas de atuação

Um dos cursos mais desejados pelos jovens que irão prestar vestibular é Ciências Biológicas, segundo o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De certa forma, muita gente já sonhou em ser cientista, no entanto, para que essa escolha seja consciente, é importante saber como é a faculdade e quais são as áreas de atuação.

O curso de Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas se caracteriza pela ciência que estuda a vida e todos os seres vivos (animais, plantas, bactérias, fungos etc.), além da relação entre eles, o meio ambiente e todos os mecanismos e processos que envolvem a vida na Terra. Em outras palavras, um biólogo é um profundo conhecedor da natureza.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Trata-se de um curso presente em diversas universidades brasileiras, de acordo com um levantamento do Ministério da Educação, dada a extrema relevância da área. Existem basicamente dois tipos de formação: licenciatura e bacharelado.

A licenciatura tem como objetivo formar professores de Biologia capazes de atuar nos ensinos Fundamental e Médio. Além das matérias pertinentes à área em si, o aluno de licenciatura em Ciências Biológicas aprende conteúdos pedagógicos. O bacharelado é mais voltado para a atuação em empresas, indústrias, laboratórios. Ao fim do curso, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC).

A graduação tem duração de 8 períodos, totalizando 4 anos. Entre as diversas disciplinas em comum para ambos os tipos de formação, podemos citar:

Aulas práticas e saídas a campo fazem parte do currículo de todas as etapas do curso, assim como a orientação frequente para a profissionalização, com a implementação de estágios, treinamentos científicos e iniciações científicas, que podem ser realizados nos laboratórios de pesquisa da própria universidade ou em conceituadas instituições que tenham convênio técnico-científico com o Mackenzie.

A infraestrutura

Durante toda a graduação, o aluno do Mackenzie tem a oportunidade de aprender com um corpo docente qualificado, que preza pela educação e promove um ensino de altíssimo nível de qualidade.

Ademais, a infraestrutura é excelente. Há uma vasta biblioteca digital à disposição do aluno, na qual ele tem acesso a todo o material necessário aos estudos. Outro ponto fundamental é que a tecnologia está presente em diversos aspectos desse processo educacional, em laboratórios, computadores e outros equipamentos que permitem aulas práticas e treinamentos que proporcionam uma formação robusta, eficiente e completa.

O mercado de trabalho em Biologia

No que se refere ao mercado de trabalho para os licenciados na área, há vastas oportunidades nas redes pública e privada de ensino. O profissional pode ministrar aulas para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, assim como lecionar em cursinhos pré-vestibulares. Outra oportunidade no ramo da educação é na elaboração de materiais didáticos para empresas e escolas.

Se o biólogo quiser prosseguir com os estudos e fazer mestrado e doutorado, as alternativas se ampliam. Com o título de mestre e/ou doutor, ele pode se tornar professor universitário, dando aulas, fazendo pesquisas científicas e orientando alunos em estudos nas universidades particulares e públicas.

O profissional que opta pelo bacharelado pode atuar em empresas de diferentes tamanhos, no serviço público, em Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos de regulamentação, consultorias, institutos de pesquisa, indústrias, laboratórios, entre muitos outros segmentos.

Áreas de atuação mais promissoras

De acordo com a organização ambientalista Conservation International, o Brasil é campeão em biodiversidade. Sendo assim, uma das áreas de atuação mais promissoras para quem se forma em Ciências Biológicas é em ONGs e instituições voltadas para o meio ambiente.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o segundo maior produtor de alimentos do mundo. Por conta disso, uma indústria que sempre demanda grande contingente de biólogos é a alimentícia, na qual o profissional realiza a análise e o desenvolvimento de alimentos, assim como cria técnicas para a conservação e o armazenamento de comida.

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Ciências Biológicas.

1330cookie-checkCiências biológicas: conheça o curso e as áreas de atuação