Arte na praia? Que nada! Conheça mais sobre o que estuda a área de humanas

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A área de ciências humanas — ou só humanas, para os íntimos — é um campo de conhecimento muito variado, complexo e que traz resultados importantes para a sociedade.

Entretanto, atualmente passa por um período de moral bastante baixa, especialmente se comparada com cursos dos setores de ciências exatas e biológicas. Muitos acreditam que esse campo não ensina conhecimentos tão relevantes ou que o mercado de trabalho não é tão atraente, mas a situação é bem diferente!

Conheça abaixo um pouco mais sobre o setor, as possibilidades no mercado de trabalho e a importância dos estudos científicos de humanas para a sociedade, que vão desde educar as próximas gerações até servir de base para outras ciências.

Um campo variado

As disciplinas de humanas trabalham com o ser humano, analisando o sujeito em si ou sua relação com o ambiente e a sociedade ao redor.

Entre os campos mais clássicos, há algumas áreas básicas de conhecimento, como sociologia, filosofia, pedagogia, história, letras e ciências sociais. Nesses casos, a docência (que permite a formação de professores) e a carreira de pesquisa são as mais comuns.

(Fonte: Giphy)

Para quem é mais fã da área prática, a área abriga cursos e profissões que estudam essa relação com a sociedade, misturando as partes teórica e acadêmica com um alto potencial no mercado de trabalho. Estão aí cursos como Administração, Direito, Psicologia, Relações Internacionais (que pode resultar em uma carreira como diplomata) e Comunicação Social (o “guarda-chuva” que abriga Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas).

Existe um perfil de aluno?

Mais ou menos… Não há uma fórmula certa a seguir ou uma lista de requisitos obrigatórios para o aluno ou profissional. Porém, é preciso ter algumas habilidades, como curiosidade sobre os mais variados temas, gosto pela leitura e pela escrita e interesse em fazer análises que vão além da interpretação básica.

Métodos científicos: sim, eles existem!

(Fonte: Giphy)

Outro fato pouco divulgado da área de humanas é que ela tem alta carga de pesquisa científica, com trabalhos sérios e complexos que envolvem muitos dados e conhecimentos profundos sobre o tema abordado.

As metodologias são bastante variadas e podem envolver pesquisas de campo, entrevistas, estudos de caso e análises de alta quantidade de informações usando softwares, como no caso de estudos sobre redes sociais. É papel do estudante definir qual metodologia melhor casa com os estudos desenvolvidos.

A importância da área de humanas

Até agora, vimos que a área de ciências humanas é bastante variada, engloba uma série de cursos e traz métodos de pesquisa complexos e efetivos. Mas, afinal, qual é a importância disso tudo para a sociedade?

Para começar, uma das áreas é a base de diversas outras ciências que estudamos hoje. Na Grécia Antiga, foi a partir da filosofia que grandes pensadores questionaram o Universo e encontraram soluções matemáticas, geográficas, físicas e químicas. Ou seja, todos esses campos estão bem mais ligados do que você imagina.

(Fonte: Giphy)

Além disso, os estudos de humanidades aumentam o senso analítico do aluno, que se torna mais crítico e questionador em relação a tudo que está ao redor, além de ser capaz de transmitir todo esse conhecimento para alunos, clientes e leitores. Também são importantes para entender hábitos de consumo e conduta da sociedade.

Em comunicação social, por exemplo, é possível obter estatísticas avançadas e entender hábitos de comportamento do público em meios de comunicação e redes sociais; esses dados são muito úteis para empresas, governos e os próprios usuários dos serviços. Já com a história, o foco está na compreensão do passado para analisar e perceber mudanças, padrões e tendências do presente e do futuro. Em jornalismo, o público deve estar sempre informado sobre o que acontece no mundo. E esses são só alguns dos vários exemplos de caminhos que você pode seguir se optar por uma carreira nessa área.

Ainda não sabe qual profissão seguir? Acesse nosso guia de profissões 360!

1121cookie-checkArte na praia? Que nada! Conheça mais sobre o que estuda a área de humanas