Afinal, há diferença entre nutricionista e nutrólogo?

Se você se interessa por alimentação e sua relação com a saúde, deve ter considerado fazer um curso superior de Nutrição. Ao buscar as opções de instituições de ensino e pesquisar as características da carreira, no entanto, é possível que tenha encontrado outra especialidade da área, a de nutrólogo. Sua primeira reação provavelmente foi se perguntar: “mas eles não fazem a mesma coisa?”. A resposta é “não”. Confira o que distingue as duas atividades.

A relação com a alimentação está no centro das duas profissões, mas nutricionistas e nutrólogos estão longe de fazer a mesma coisa. A primeira diferença já é crucial para quem está escolhendo uma carreira: o curso superior que cada um dos profissionais deve seguir para ingressar na especialidade é diferente. Enquanto o nutricionista precisa de uma graduação em Nutrição — com duração média entre 4 e 5 anos —, o nutrólogo deve, primeiro, formar-se em Medicina; depois do curso de graduação, que costuma levar 6 anos para ser concluído, seguem os estudos com uma pós-graduação na área de Nutrologia. O nutricionista também tem opções de especialização, como as áreas clínica, esportiva e fitoterapia.

Se a formação acadêmica de nutricionistas e nutrólogos é diferenciada, você pode estar se perguntando como ela se reflete na prática, não é? A atuação dos dois profissionais também é direcionada para questões diferentes. É possível dizer, na realidade, que  ambos são importantes para um tratamento ou acompanhamento eficaz.

O papel do nutricionista é diagnosticar as deficiências e os excessos nutricionais dos indivíduos, possibilitando uma reeducação alimentar por meio da indicação de alimentos saudáveis e de uma dieta equilibrada. Somente o nutricionista pode prescrever planos alimentares, que são personalizados para atender as necessidades e objetivos de cada indivíduo. É muito comum que os nutricionistas façam cardápios para os pacientes ou até que sejam responsáveis pelo menu de refeições em um ambiente coletivo — você sabia que os cardápios dos restaurantes universitários  sempre são supervisionados por nutricionistas? Outra possibilidade de atuação profissional é fiscalizar a qualidade da matéria-prima utilizada para refeições, o preparo dos alimentos e a higiene de todo o processo.

O nutricionista é um profissional com visão ampla da saúde das pessoas. Sua atuação se dá, portanto, por meio da seleção dos alimentos, de acordo com o metabolismo dos indivíduos ou com os padrões considerados adequados para pessoas saudáveis.

Já o nutrólogo, que é um médico, estuda as doenças relacionadas à falta ou excesso de nutrientes e pode prescrever suplementos e medicamentos adequados, além de utilizar exames para avaliar os nutrientes presentes no organismo. No caso de pacientes hospitalizados, também é esse profissional que determina qual nutrição endovenosa deverá ser aplicada.

O nutrólogo pode investigar problemas relacionados a doenças ou disfunções metabólicas e tratá-las também de forma clínica. No fim das contas, nutricionistas e nutrólogos competem entre si? Não exatamente; o mais comum é que eles trabalhem em conjunto, principalmente em hospitais.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Nutrição.

950cookie-checkAfinal, há diferença entre nutricionista e nutrólogo?