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Administração: o que você precisa saber sobre o curso

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Administração é um dos cursos mais procurados no Brasil e um dos que mais forma profissionais. Apesar disso ainda existe muita confusão sobre o que um profissional da área faz e sobre algumas das características do curso. Por isso, respondemos a cinco das questões mais comuns sobre o curso de Administração.

1. O que faz um Administrador?

O administrador é o profissional que vai planejar e organizar os recursos de uma empresa ou instituição para que ela apresente os melhores resultados possíveis dentro do seu objetivo proposto. Os recursos geridos pelo administrador podem ser tanto financeiros ou materiais, como também a gestão de pessoas, por isso a área é bem abrangente e envolve muito mais do que cálculos e compreensão de economia.

O administrador é responsável por aplicar métodos que garantam o funcionamento dos mais diversos setores da empresa, por isso é preciso que o profissional tenha uma boa visão geral do negócio.

O administrador é um profissional com formação ampla que pode atuar em diversos setores de uma companhia. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O dia a dia de um administrador pode envolver planejar e cuidar do abastecimento de matéria-prima, produção e venda dos produtos da sua companhia, cuidar do orçamento e fluxo de caixa, gerir a equipe, realizar auditorias e encontrar maneiras de garantir o lucro das empresas.

2. Quais são as qualidades necessárias para se tornar um bom profissional da área?

Além de ter facilidade com cálculos ou com a gestão de processos, um bom administrador deve saber lidar com pessoas. O profissional, muitas vezes, é quem representará a empresa perante fornecedores ou clientes e também quem irá guiar os funcionários na visão planejada pela companhia.

3. Quanto tempo dura o curso?

Segundo a regulamentação dos cursos superiores no Brasil do Ministério da Educação (MEC), os cursos de Administração devem ter carga horária mínima de 3 mil horas, o que corresponde a um total de oito semestres, ou 4 anos.

4. Administração é de Humanas ou de Exatas?

O curso de Administração não pertence à categoria das Ciências Humanas, nem das Ciências Exatas, o curso pertence à área das Ciências Sociais Aplicadas.

Em 2008 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) definiu os cursos que pertencem a essa área, são eles: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Informação, Comunicação, Desenho Industrial, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento Rural e Urbano, e Serviço Social.

Os cursos de Ciências Sociais Aplicadas têm a características de serem altamente interdisciplinares, misturando matérias técnicas, mais identificadas com a área de Exatas, e matérias voltadas a problemas sociais. Por isso não se enquadram nem em uma área, nem na outra. Podemos pensar as Ciências Sociais Aplicadas como um conjunto de conhecimentos que dá respostas técnicas e qualificadas a questões específicas de interesse da sociedade.

Um exemplo da interdisciplinaridade da Administração é o curso do Mackenzie, que na sua grade horária enquadra matérias das áreas de Marketing, Comunicação, Ética e Cidadania, Informática, Direito, Economia, Ciências Sociais, Estatísticas, Matemática Financeira, Gestão, Empreendedorismo, Logística e outras.

5. Quais são as áreas de atuação da Administração?

Como vimos, um administrador é um profissional com uma formação bastante ampla, por isso existem várias áreas de atuação e o mercado de trabalho tem alta demanda. Entre as principais áreas de atuação podemos citar:

Logística é um dos setores que mais cresce nas empresas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Administração Pública

Utiliza técnicas da administração (inclusive do setor privado) para otimizar o desempenho de órgãos públicos, conforme seus objetivos.

Auditoria

A auditoria realiza uma análise rigorosa e criteriosa nos registros financeiros de uma empresa, em busca de inconsistências para evitar fraudes, cortar desperdícios e maximizar lucros.

Consultoria

A consultoria pode ser prestada por um profissional ou por uma empresa especializada que analisa a realidade dos seus clientes para criar soluções para atingir seus objetivos.

Logística

Uma das áreas de maior crescimento nas empresas, a logística é o setor responsável pela eficiência do transporte, armazenamento e distribuição de matéria-prima e de produtos de uma empresa.

Fonte: Educa Mais Brasil, Administradores, Quero Bolsa, Fia, UniBH, Guia da Carreira, Mackenzie, FIA.

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