Atualmente, o curso de Administração é um dos mais procurados no País. Essa demanda acontece justamente pelo caráter multifuncional da profissão, que se encaixa nas mais diversas realidades. Quem acha que essa é uma graduação para os indecisos, muito se engana.
As disciplinas passam por áreas exatas, humanas e sociais para preparar um profissional completo e multifuncional. Então, se você está pensando em seguir esse caminho, confira alguns fatos interessantes sobre o curso:
1. Jovem senhor
O curso de Administração no Brasil teve início oficial em 1952, com a criação da Escola Brasileira de Administração Pública, e em 1956 a profissão foi regulamentada. De acordo com o Conselho Regional de Administração do Paraná, no primeiro ano a procura pelo curso já era bastante grande, e as turmas formadas no período somaram mais de 50 mil bacharéis. A história dessa graduação acompanha o desenvolvimento do País, que na época estava realizando grandes obras e desbravando a Região Central.
2. Obrigação versus oportunidade
O caráter plural do curso de Administração pode trazer dificuldades para alguns estudantes, já que é humanamente impossível dominar todas as áreas. Além disso, há quem pense que para administrar ou gerir não é preciso fazer a graduação específica, então encarar o curso como uma oportunidade é a peça-chave para ter sucesso, já que as ferramentas de gestão aprendidas são extremamente úteis para qualquer ramo empresarial. Ter em mente que você está se equipando com as melhores estratégias para o futuro com certeza muda a perspectiva do jogo.
3. Um dia e um juramento
Você acha que são só os médicos que devem fazer juramento ao se formar? A profissão de administrador tem um voto próprio:
“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
E também conta com um dia só para quem se dedica à profissão: 9 de setembro. A data foi criada em 1965 por meio da Lei n. 4.769.
4. Guia do administrador
Técnicas administrativas vêm sendo desenvolvidas há centenas de anos, sempre que a humanidade sentiu necessidade de evoluir processos e conseguir melhores resultados. Um ótimo exemplo atemporal é o livro “A Arte da Guerra”, do general chinês Sun Tzu. A obra é do século VI a.C., mas continua sendo o guia estratégico para todo bom administrador.
5. Um pouco de tudo
Se você está pensando em cursar Administração, uma boa dica é dar uma olhada nas disciplinas oferecidas pela instituição. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, por exemplo, logo no primeiro período são abordados temas como comunicação, matemática, marketing e informática. Isso mostra a multifuncionalidade do curso e as habilidades que serão exigidas do futuro profissional, que precisa navegar bem em diferentes ambientes – desde áreas exatas até humanas e sociais – para bem gerir uma empresa.
6. Da teoria à prática
Além de toda preparação teórica que o aluno recebe na universidade, o curso de Administração preza pela experiência e pela prática. Avaliar se estágios e intercâmbios são previstos e facilitados na instituição de ensino é um bom filtro a se aplicar na hora de escolher onde estudar. O objetivo do curso, nesse sentido, é formar um profissional com visão de mundo e experiência suficientes para encarar os desafios do mercado.
7. Gestão versus pessoas
Um dos grandes segredos dos bons gestores é gostar de pessoas e entendê-las, pois são elas que movem as organizações. Compreender que elas são mais do que números é a chave para tomar boas decisões, por isso a grade dos cursos oferece disciplinas como Gestão de Pessoas, Ciências Sociais, Sociologia, entre outras. Aliar esse fator ao mundo dos números, cálculos, planejamentos e projeções de cenário futuros com certeza resultará em sucesso.
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