5 benefícios da meditação para o trabalho

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Há pelo menos 50 anos a ciência analisa os benefícios que a meditação traz ao corpo e à mente. Agora, com base nessas evidências, diversas empresas estão incentivando seus funcionários a usar a meditação para melhorar sua saúde e sua performance no trabalho.

Algumas das empresas que já adotam a prática são gigantes como Google, LinkedIn, Facebook e o banco Goldman Sachs. Saiba mais.

O que é meditação?

A prática milenar consiste na utilização de técnicas corporais, como a forma de sentar-se e de respirar para entrar em um estado pleno de concentração.

Prática de meditação pode ser feita em qualquer lugar. (Fonte:cottonbro/Pexels/Reprodução)
Prática de meditação pode ser feita em qualquer lugar. (Fonte: cottonbro/Pexels/Reprodução)

O ambiente corporativo do mundo ocidental tem estudado a meditação em dois dos seus formatos principais. O primeiro é a meditação concentrada em um objeto, tema ou mantra e o segundo é meditação aberta, quando não se foca em um pensamento, mas deixa-os correrem livremente pela mente sem julgamentos.

É comum também a prática do mindfulness, conhecido no Brasil como atenção ou consciência plena, que é a utilização de técnicas de meditação despidas de qualquer caráter religioso ou místico.

Estudos demonstram que pouco tempo de prática já pode trazer benefícios: 5 minutos diários de meditação podem ajudar a reduzir o stress e a ansiedade. Conheça, a seguir, cinco benefícios da prática da meditação para o trabalho.

1. Redução do stress

Segundo dados da Previdência Social, o estresse está entre os três maiores causadores de afastamento do trabalho por longos períodos. Mas estudos demonstram que a prática da meditação pode reduzir os estímulos à amígdala, região do cérebro responsável pela parte emocional e relacionada ao problema. Pesquisados relataram sentir menos situações de raiva, medo e angústia.

Outro estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford apontou que praticantes dessas técnicas relatam sentir menos estresse e são mais inclinados a se sentir em controle da sua vida. O estudo concluiu que entre pessoas que já sentem quadros graves de estresse pode-se reduzir esta sensação em até 30%.

Poucos minutos de meditação por dia ajudam a ter melhores resultados no trabalho. (Fonte: Charanjeet Dhiman/Pexels/Reprodução)
Poucos minutos de meditação por dia ajudam a ter melhores resultados no trabalho. (Fonte: Charanjeet Dhiman/Pexels/Reprodução)

2. Melhora da concentração

Outro campo do cérebro impactado é a região responsável pela aprendizagem e pela capacidade de memorização, segundo um estudo da escola de medicina de Harvard.

Além de serem habilidades imprescindíveis para a manutenção da boa saúde mental, a aprendizagem e a memorização estão diretamente ligadas à capacidade de concentração. 

Pessoas que praticavam meditação e participaram do estudo eram mais suscetíveis a ficarem mais tempo em uma tarefa sem se distrair, conseguiam gerenciar melhor seu tempo e suas tarefas e eram mais bem avaliadas pelos chefes.

3. Melhora na criatividade

Um estudo da Universidade de Groningen, na Holanda, mostrou relações entre a capacidade de atenção plena e a melhora na criatividade, e na solução de problemas. Quem consegue ficar mais tempo focado e conectado em um problema tem maior probabilidade de achar resoluções para tarefas. O estudo mostra inclusive a aumento da capacidade de pensar “fora da caixa” e surgir com soluções criativas e inusitadas.

4. Redução da ansiedade

Outro benefício é a redução da ansiedade. Diferente do estresse, que é um sofrimento pelo excesso de tarefas e exigências, a ansiedade é um sofrimento por situações que acontecerão  ou que podem acontecer (como uma reunião ou uma conversa com o chefe). 

Os exercícios da meditação ajudam a controlar a respiração e estar mais sereno perante as atividades que serão realizadas.

5. Melhora de humor e relacionamentos

Pessoas com maior conhecimento de si mesmo tendem a estar mais atentas às interações e, portanto, melhoram a comunicação. Com isso, cria-se um ambiente onde é mais difícil que ocorram desentendimentos. Outro ponto para a meditação, já que ela ajuda a aprimorar o autoconhecimento.

Colocando em prática

É bom ter em mente que a meditação é um exercício e seus resultados podem levar algum tempo. O importante é não desistir. Ache algum lugar tranquilo, se possível, use roupas mais confortáveis, preste atenção na respiração e mantenha a coluna em posição ereta.

No começo é normal pensar que não está funcionando e que você não consegue se desligar dos problemas do trabalho. Com tempo e prática, você conseguirá manter uma mente tranquila, e mesmo quando pensar em atividades ou acontecimentos do dia a dia, não se sentirá ansioso.

Fonte: Mundo Carreira, IBC Coaching, Mind Station, Telavita, AIESEC, Ritmo Expansão.

52880cookie-check5 benefícios da meditação para o trabalho