10 cursos de graduação mais procurados

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Um estudo do Sindicato de Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp) concluiu que profissionais com diploma de nível superior ganham 182% mais do que os que não tem. Segundo a pesquisa, apenas 2,5% dos entrevistados sem diplomas ganhavam mais do que R$ 5 mil. Entre os graduados, a proporção era de 31,5%.

Os ganhos financeiros e culturais trazidos pela conclusão de um curso superior já parecem ser amplamente conhecidos pela população brasileira, e a taxa de inscritos em faculdades e universidades no país segue crescendo. 

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou que em pouco mais de 10 anos o número de inscritos no Ensino Superior praticamente dobrou. Atualmente são 7,8 milhões de estudantes matriculados. 

Mas quais são as graduações mais buscadas? Confira a lista com 10 dos cursos mais procurados no ensino superior! Os dados são do Censo de Educação Superior 2018  divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021.

Direito

O Brasil é o país que mais tem cursos de Direito disponíveis e isso pode ser impulsionado pela taxa de procura, que permanece entre as maiores do país. Só em 2018 foram mais de 700 mil matrículas, entre cursos presenciais e à distância.

O profissional do Direito é preparado para cuidar da aplicação de leis e normas jurídicas vigentes e pode atuar em diversos setores, tanto na área pública quanto na privada.

Direito é o curso mais ofertado no país e com um dos maiores salários iniciais.(Fonte:  energepic.com/Pexels/Reprodução)
Direito é o curso mais ofertado no país e com um dos maiores salários iniciais. (Fonte: energepic.com/Pexels/Reprodução)

Administração

O curso de administração prepara profissionais capacitados a criar, organizar e executar as práticas necessárias para o gerenciamento de organizações. Essa graduação também teve mais de 700 mil matrículas em 2018.

O profissional de administração é conhecido por ser demandando em diversas áreas empresariais, o que faz com que a oferta de empregos seja grande.

Pedagogia

A Pedagogia estuda a educação e a aprendizagem. O profissional da área comumente atua na educação infantil e na educação de jovens e adultos nos anos iniciais do ensino fundamental. Só na rede particular foram mais de 170 mil matrículas nos cursos de pedagogia do país.

Ciências Contábeis

No curso de Ciências Contábeis o profissional aprende a administrar e gerenciar as contas de uma instituição, pública ou privada.  O curso que oferece uma grande gama de possibilidades de emprego e foi procurado por mais de 180 mil novos alunos em 2018.

Enfermagem

O profissional da enfermagem é responsável por cuidar de pacientes aplicando os mais diversos tipos de tratamentos, curativos e auxiliando médicos em funções cirúrgicas ou pós-cirúrgicas. Os cursos de enfermagem do Brasil tiveram mais de 250 mil matrículas em 2018.

Enfermagem é o mais procurado curso da área da saúde .(Fonte: Laura James/Pexels/Reprodução)
Enfermagem é o mais procurado curso da área da saúde, segundo o Censo de Educação Superior 2018. (Fonte: Laura James/Pexels/Reprodução)

Psicologia

O profissional da psicologia estuda a mente e seus processos de funcionamento, bem como características do comportamento. Pode atuar tanto em organizações quanto com atendimentos particulares, ou seguir a carreira acadêmica. O curso também teve alta procura, com mais de 230 mil inscritos em 2018.

Fonte: JE Online, Educa Mais Brasil, Quero Bolsa, Blog Imagine, Guia da Carreira, Quero Bolsa.

52643cookie-check10 cursos de graduação mais procurados