Entre os tipos textuais, a redação dissertativa-argumentativa é a mais conhecida pelos candidatos ao vestibular. Ela consiste em uma defesa de ideias a partir de argumentos, exemplos e explicações — ou seja, uma dissertação — com o objetivo de convencer quem está lendo com uma argumentação.
O texto dissertativo-argumentativo é muito comum nos vestibulares e, até o momento, o tipo pedido na redação do Enem. Por isso, saber tudo o que você precisa sobre ele é essencial antes das provas e para as redações de treino na fase pré-vestibular. Confira, abaixo, os detalhes sobre este tipo textual!
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Assim como acontece com outros tipos textuais, o dissertativo-argumentativo tem uma estrutura pré-definida que vai garantir que ele atinja o objetivo de defender argumentos sobre um tópico específico. Neste caso, ele precisa se dividir entre introdução, desenvolvimento e conclusão.
No começo do texto, é necessário apresentar e contextualizar o assunto abordado (o tema definido pela prova) e qual ponto de vista vai defender ao longo da redação. Você também pode citar os argumentos escolhidos antes de desenvolvê-los. Mas lembre-se: neste momento, não é preciso argumentar ou dar exemplos, pois a introdução serve para iniciar o assunto e definir qual será a abordagem.
Nas redações de vestibular ou do Enem, que costumam exigir pelo menos 30 linhas, recomenda-se que a introdução não passe de seis.
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O desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo é composto por três parágrafos. Em cada um deles, você deve defender um dos argumentos escolhidos e relacionados ao tema. Aqui, assim como na introdução, o ideal é que eles não passem de seis linhas para que o tamanho máximo de 30 linhas seja respeitado na redação.
Os argumentos devem ser apresentados de maneira lógica, coerente e coesa, ou seja: devem realmente fazer parte do tema central, estar ligados à realidade (evite argumentos fantasiosos ou figurados), apoiar a abordagem escolhida na introdução e, também, ser relacionados uns aos outros. Pense nos argumentos como um bolo: a massa, o recheio e a cobertura, ainda que diferentes, fazem parte de um mesmo conjunto e são responsáveis pelo sabor no resultado.
Você pode abordar os argumentos da redação dissertativo-argumentativa usando:
Esses tipos de argumentação, quando apresentados com uma linguagem clara e incisiva, conferem veracidade ao texto. O objetivo é que você trate o assunto com assertividade e exponha o ponto de vista defendido de maneira que seja difícil haver contra-argumentos.
No desenvolvimento, você também pode usar perguntas retóricas e referências que prendam a atenção do leitor.
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A conclusão deve fazer alusão ao tema e aos argumentos e, imprescindivelmente, deve ter uma proposta de solução para o problema apresentado no tema. Ela deve ser relacionada aos seus argumentos, como uma “continuação”. O tema vai te dar uma problemática e: na introdução, você vai contextualizar; no desenvolvimento, aprofundar; na conclusão, resolver. Neste caso, a sugestão deve incluir ações, agentes, meios e objetivos específicos, respeitando os Direitos Humanos e o bem-estar geral.
Ela também deve ter seis linhas no total e começar com um conectivo de conclusão, como “em suma”, “em conclusão”, “por fim” etc.
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Um texto dissertativo-argumentativo se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão e deve ter, obrigatoriamente, cada um deles para ser bem avaliado.
A redação dissertativo-argumentativa deve ter cinco parágrafos, sendo um para introdução, três para o desenvolvimento (um para cada argumento escolhido) e um para a conclusão.
No texto dissertativo-argumentativo não é recomendado usar linguagem informal, gírias, argumentos fantasiosos, propostas de solução desrespeitosas ou argumentos independentes ou desconectados do tema.
Os conectivos para os parágrafos de desenvolvimento vão depender da ideia a ser passada. Boas opções são: “além disso”, “ademais”, “no entanto”, “porque”, “pois”, “assim sendo”, “dessa forma”, “desse modo”, “na sequência” etc.
A introdução de uma redação dissertativo-argumentativa deve começar com a contextualização do tema e com a indicação do posicionamento escolhido em relação ao tema sugerido na prova.
A conclusão de uma redação deve começar sempre com um conectivo que deixe claro que aquele é o fim do texto. “Portanto”, “em conclusão”, “em suma”, “por fim”, “diante disso”, “desse modo” e “em síntese” são bons exemplos que podem ser utilizados.