Quem pode fazer o Enem?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que avalia os estudantes concluintes do ensino médio por todo o país e facilita a entrada deles no ensino superior. Mas algumas pessoas ficam em dúvida sobre quem pode e quem não pode fazer a prova do Enem. Por isso, explicamos neste artigo quem está apto para realizar a prova.

Criado em 1998 para medir o desempenho de egressos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, passou a ser um caminho de ingresso para milhares de estudantes no ensino superior por meio de programas educacionais. Mas, afinal, quem pode fazer o Enem?

Quem pode fazer o Enem?

Em teoria, qualquer pessoa pode participar do Exame Nacional do Ensino Médio. Mas existem casos em que é preciso apontar necessidades especiais no ato da inscrição. As informações completas você pode encontrar no edital da prova do ano, uma vez que elas podem variar. De qualquer modo, reunimos aqui alguns exemplos recorrentes:

1. Mulheres que estão amamentando

As mulheres lactantes podem participar do Enem, levar o bebê para o local da prova e sair da sala para amamentá-lo quantas vezes for necessário. Para isso, a mãe precisa de um acompanhante que se responsabilize pela criança enquanto ela estiver respondendo às questões da avaliação.

2. Mulheres gestantes

As grávidas também podem participar do Enem. Caso precisem de tratamento especial por terem um quadro de risco, devem apontá-lo no ato da inscrição.

3. Pessoas com deficiência

O MEC certifica todos os tipos de atendimento especializado para pessoas que apresentem qualquer necessidade especial. Por exemplo, pessoas com deficiência visual podem solicitar a prova em braile na hora da inscrição.

4. Pessoas em situação hospitalar

O edital do Enem prevê os “participantes em situação de classe hospitalar”, então engloba as pessoas que estão passando pelo processo formal de escolarização dentro de um hospital ou estudantes que estejam internados para fazer um tratamento de saúde. Ou seja, o exame não inclui pessoas que estejam internadas para se submeter a alguma cirurgia, parto ou tratamento esporádico.

5. Pessoas privadas de liberdade

Nesse caso, existe outra modalidade da prova — chamada Enem PPL —, que possui um edital próprio e ocorre em datas alternativas à versão regular.

Em todos os casos, a solicitação de atendimento especial deve ser feita no momento da inscrição para o Enem na internet. Qualquer indicação posterior será desconsiderada.

O exame pode ser feito por praticamente todos e, de forma democrática, garante o acesso à oportunidade de ingressar no ensino superior.

Confira mais dicas para se dar bem no vestibular

3940cookie-checkQuem pode fazer o Enem?