Veja o que é Ciências Humanas e suas Tecnologias

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Você pode ter mais facilidade com as ciências exatas, mas antes de focar no seu curso certamente precisará das ciências humanas e suas tecnologias para passar no vestibular. Considerado um dos temas cobrados no Enem e em outros concursos, Ciências Humanas e suas Tecnologias contemplam as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

E não é só isso! Essa linha de estudos direciona ainda alguns dos cursos superiores mais procurados do País. Tire as suas dúvidas sobre a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e conheça as opções de curso para quem gosta de humanas.

O que é Ciências Humanas?

(Fonte: Shutterstock)

No geral, as ciências humanas estudam os fenômenos ambientais e sociais, ou seja, todas as interferências que o ser humano pode sofrer (ou causar) no ambiente, além do estudo dos seus pensamentos e suas formas de direcionar a vida em sociedade. Questões históricas, econômicas ou mesmo geográficas são abordadas com o intuito de analisar os impactos da vida humana ao longo do tempo.

Quais são as matérias de Ciências Humanas e suas Tecnologias?

Pensando na hora da prova, as matérias cobradas em Ciências Humanas e suas Tecnologias são História, Geografia, Sociologia e Filosofia. No geral, tratam da construção da sociedade, das interferências e das diferenças geográficas e climáticas, dos estudos da Sociologia, de seus pensadores e da Filosofia por trás de tudo o que vivemos.

História

(Fonte: Shutterstock)

Além da interpretação de texto e de questões mais diretas que podem cobrar conhecimentos sobre Idade Média, ditadura ou escravidão, as provas de História no vestibular costumam apresentar informações em forma de análise de imagens, charges ou obras de arte em relação a determinado período.

Além disso, alguns fatos, como movimentos em busca dos direitos humanos, grandes golpes militares ou viradas na economia do País, como o Plano Collor, são frequentemente mencionados em provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Geografia

(Fonte: Shutterstock)

As questões de Geografia no vestibular costumam aparecer em forma de gráficos, tabelas, mapas, fotos ou ilustrações que relacionam aspectos como clima, geografia urbana e demografia.

Temas mais abrangentes, como geopolítica ou mesmo a situação rural brasileira, também podem ser cobrados nessa matéria de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Sociologia

(Fonte: Shutterstock)

Assim como a sua definição e aplicação ao longo da história, costumeiramente são abordados em provas de Sociologia temas como impacto na vida social e política, cidadania e questões que alteram os padrões sociais, como trabalho infantil e relações humanas.

Filosofia

(Fonte: Shutterstock)

Além de estudar conceitos como os de Sócrates, interpretação e conhecimento sobre filosofia clássica, medieval (ou escolástica) e moderna, são abordadas em provas de Filosofia questões sobre ética e religião.

Como eu posso me preparar para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias?

As ciências humanas precisam ser estudadas com atenção, já que muitas questões envolvem análises de imagens e gráficos. É preciso se manter atualizado sobre esses assuntos e sobre os temas mais recorrentes nas provas anteriores.

Como sabemos que cada um funciona de um jeito, aqui vai uma dica importante: existem diversos documentários, séries e outros conteúdos visuais sobre ciências humanas e suas tecnologias espalhados por aí; assisti-los com atenção e até mesmo comentar com outros colegas sobre o tema pode ser muito enriquecedor.

Quais são os cursos superiores de Ciências Humanas e suas Tecnologias?

Segundo o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação, que elenca os 10 cursos mais procurados no País, Administração, Direito e Pedagogia, todos de ciências humanas, dividem as primeiras colocações. Filosofia, Jornalismo e Letras também fazem parte da lista.

Ufa! Agora é só incluir essas matérias no seu plano de estudos e arrebentar na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Bons estudos.

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

3354cookie-checkVeja o que é Ciências Humanas e suas Tecnologias