O que é Matemática e Suas Tecnologias?

Matemática e Suas Tecnologias é uma área estudada ao longo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, cobrada praticamente em todas as provas de vestibular, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja).

Assim como outras áreas do conhecimento de ciências exatas, como Física e Química, esse tópico tende a assustar muitos estudantes, mas não é preciso se preocupar.

O vestibular não precisa gerar sofrimento. Baixe nosso e-book gratuito com dicas de saúde mental.

Com uma boa base de estudo, muita preparação e calma é possível entender Matemática e conseguir realizar exercícios desse caderno sem grandes problemas.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre Matemática e Suas Tecnologias:

O que é cobrado nas provas de Matemática e Suas Tecnologias?

Foto de estudantes fazendo uma prova.
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Muitas vezes, o que se pede nos vestibulares e provas de matemática é que os alunos saibam aplicar os conhecimentos adquiridos durante os anos em situações práticas e do dia a dia, com as quais você pode se deparar em sua rotina.

No caso de candidatos que prestarão vestibular para cursos em que Matemática é parte da grade curricular, é possível que o tópico seja cobrado com mais profundidade e em situações mais complexas.

O que cai em Matemática e Suas Tecnologias?

Menino escrevendo fórmulas matemáticas em uma lousa branca.
(Fonte: Shutterstock)

Em geral, nas provas de Matemática e Suas Tecnologias caem os seguintes temas:

Começando a estudar para o Enem? Nosso material te ajuda a organizar sua rotina. Baixe aqui.É gratuito.

Além disso, você pode ter de demonstrar conhecimento em trigonometria e dominar o teorema de Pitágoras e outras funções.

Geralmente, as questões apresentam um contexto a ser interpretado para aplicar os seus conhecimentos em Matemática em situações do cotidiano, por isso a interpretação de textos é fundamental para obter sucesso nos exames.

Cursos para quem gosta de Matemática e Suas Tecnologias

Homem olhando para um quadro negro com diversas fórmulas
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Matemática e Suas Tecnologias não está presente apenas em nosso cotidiano e rotina como também é estudada em profundidade em diversos cursos superiores no Brasil.

Se você se identifica com essa área do conhecimento, confira alguns cursos com matemática que você pode escolher no vestibular:

Questões de Matemática no Enem

Provas de Matemática e suas tecnologias do Enem, do primeiro e segundo dia.
(Fonte: Shutterstock/Gabriel_Ramos/Reprodução)

A melhor forma de aprender Matemática é estudar as teorias e fazer exercícios para praticar os conhecimentos. Por isso, confira esta lista de questões de matemática no Enem com assuntos que podem ser cobrados em provas e exames.

1. (Enem — 2017)

Às 17 h 15 min começa uma forte chuva, que cai com intensidade constante. Uma piscina em forma de um paralelepípedo retângulo, que se encontrava inicialmente vazia, começa a acumular a água da chuva e, às 18 horas, o nível da água em seu interior alcança 20 cm de altura. Nesse instante, é aberto o registro que libera o escoamento da água por um ralo localizado no fundo dessa piscina, cuja vazão é constante. Às 18 h 40 min a chuva cessa e, nesse exato instante, o nível da água na piscina baixou para 15 cm.

O instante em que a água dessa piscina terminar de escoar completamente está compreendido entre:

a) 19 h 30 min e 20 h 10 min.

b) 19 h 20 min e 19 h 30 min.

c) 19 h 10 min e 19 h 20 min.

d) 19 h e 19 h 10 min.

e) 18 h 40 min e 19 h.

2. (Enem — 2017)

Para realizar a viagem dos sonhos, uma pessoa precisava fazer um empréstimo no valor de R$ 5.000,00. Para pagar as prestações, dispõe de, no máximo, R$ 400,00 mensais. Para esse valor de empréstimo, o valor da prestação (P) é calculado em função do número de prestações (n) segundo a fórmula

P igual a numerador 5 espaço 000 espaço x 1 vírgula 013 à potência de n x 0 vírgula 013 sobre denominador parêntese esquerdo 1 vírgula 013 à potência de n menos 1 parêntese direito fim da fração

Se necessário, utilize 0,005 como aproximação para log 1,013; 2,602 como aproximação para log 400; 2,525 como aproximação para log 335.

De acordo com a fórmula dada, o menor número de parcelas cujos valores não comprometem o limite definido pela pessoa é:

a) 12.

b) 14.

c) 15.

d) 16.

e) 17.

3. (Enem — 2017)

Um morador da região metropolitana tem 50% de probabilidade de atrasar-se para o trabalho quando chove na região; caso não chova, sua probabilidade de atraso é de 25%. Para um determinado dia, o serviço de meteorologia estima de 30% a probabilidade da ocorrência de chuva nessa região.

Qual é a probabilidade de esse morador se atrasar para o serviço no dia para o qual foi dada a estimativa de chuva?

a) 0,075

b) 0,150

c) 0,325

d) 0,600

e) 0,800

Gabarito

1. d

2. d

3. c

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

3249cookie-checkO que é Matemática e Suas Tecnologias?