Enem: quem pode fazer a prova?

O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como Enem, é uma prova que avalia os alunos concluintes do Ensino Médio de todo Brasil e serve como “porta de entrada” para ingressar em uma faculdade. Mas essa não é a única função dele, e é exatamente por isso que surgem dúvidas sobre quem pode fazê-lo. Então, a gente vai desvendar esses mistérios para você. Saiba mais informações neste texto!

O que é o Enem?

O Enem foi criado em 1998 com intuito de avaliar o desempenho dos estudantes de Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Brasil, mas conforme os anos se passaram, ele também assumiu outras funções. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), atualmente o intuito principal da prova é democratizar o acesso ao Ensino Superior.

O exame ocorre uma vez ao ano em dois domingos consecutivos e é possível optar pelo modelo impresso ou digital. Os conteúdos cobrados têm como princípio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são trabalhados em quatro áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática; Redação. Ao todo são 180 questões objetivas.

O Enem é a principal forma de ingresso no Ensino Superior.
O Enem é a principal forma de ingresso no Ensino Superior.

Quem pode fazer o Enem?

De acordo com o Inep, qualquer pessoa pode realizar o Exame Nacional do Ensino Médio.

Treineiros

O exame aceita inscrições de estudantes que estão no 1° e 2° ano do Ensino Médio como treineiros. Esse tipo de candidato é submetido às mesmas regras que os demais, porém participa da prova para autoavaliação e treino.

O treineiro não consegue utilizar a nota do exame para se candidatar e ingressar no Ensino Superior ou nos programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de nível superior.

Quem já realizou o exame

Mesmo quem já tenha realizado alguma edição do Enem pode fazer a prova novamente em outro ano. Como os programas para ingressar no Ensino Superior só consideram o resultado do Enem referente ao ano de inscrição, os candidatos não conseguem utilizar notas de edições passadas para concorrer a uma vaga de Ensino Superior em outros anos, sendo necessário passar por todo processo novamente. 

É comum, por exemplo, alguns candidatos que não conseguiram obter nota suficiente para adentrar no curso superior desejado realizem edições posteriores na tentativa de melhorar seu desempenho e alcançar o objetivo. 

Graduados

Mesmo quem já tem diploma de Ensino Superior poderá se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio, fazer a prova e se candidatar às vagas. Porém, essa candidatura será válida apenas nos programas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Financiamento Estudantil (Fies).

Por meio da nota do Enem, os estudantes podem se candidatar a bolsas de estudo de até 100%.
Por meio da nota do Enem, os estudantes podem se candidatar a bolsas de estudo de até 100%.

Casos especiais

Como já comentado, todos podem realizar o Enem, porém há alguns casos em que é preciso apontar necessidades específicas no ato da inscrição. As informações completas você pode encontrar no edital da prova do ano, uma vez que elas podem variar. De qualquer modo, reunimos a seguir alguns exemplos recorrentes:

Gestantes e lactantes

Grávidas podem realizar o exame. Caso a mulher necessite de algum tratamento específico, por ter algum quadro de risco, é preciso informar a situação no ato da inscrição.

As mulheres que estão amamentando podem participar do Enem, levar o bebê para o local da prova e sair da sala para amamentá-lo quantas vezes for necessário. 

Para isso, a mãe precisa de um acompanhante que se responsabilize pela criança enquanto ela estiver respondendo às questões da avaliação.

Pessoas com deficiência (PCD)

O MEC oferece atendimento especializado para pessoas que apresentem qualquer deficiência. Por exemplo, pessoas com deficiência visual podem solicitar a prova em braile na hora da inscrição. 

Pessoas em situação hospitalar

O edital do Enem também garante que podem participar “indivíduos em situação de classe hospitalar”, que são as pessoas que estão passando pelo processo formal de escolarização dentro de um hospital ou estudantes que estejam internados para fazer um tratamento de saúde, ou seja, o exame não inclui pessoas que estejam internadas para se submeter a alguma cirurgia, parto ou tratamento esporádico.

Pessoas privadas de liberdade

Nesse caso, existe outra modalidade da prova, chamada Enem PPL, que tem um edital próprio e ocorre em datas alternativas à versão regular.

Em todas essas circunstâncias, a solicitação de atendimento específico deve ser realizada no momento da inscrição para o Enem na internet. Qualquer indicação posterior será desconsiderada.

Fonte: Inesp, Brasil Escola, Quero Bolsa, Governo do Brasil.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

58980cookie-checkEnem: quem pode fazer a prova?