Não é à toa que a redação é um dos temas que mais assustam os estudantes. Só no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a produção textual corresponde a praticamente 20% da nota de toda a prova. Isso sem considerar que dependendo do programa utilizado para o ingresso nas universidades, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) ou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), esse valor pode aumentar. Algumas instituições que fazem provas próprias também dão maior valor a essa etapa.
Mas como fazer para superar o medo e o bloqueio criativo na hora de escrever? Assim como nas outras áreas de conhecimento, existem técnicas e fórmulas que você pode utilizar nesse momento. Há alguns “atalhos” para driblar a dificuldade de tirar as ideias do papel, mas antes de ver quais são eles, precisamos entender melhor o que os avaliadores esperam de um texto no vestibular.
O texto dissertativo-argumentativo
O Enem e a maioria dos vestibulares cobram a produção do gênero textual dissertativo-argumentativo. Vamos entender melhor o que isso significa. Nesse gênero, você precisará dissertar, ou seja, apresentar uma tese, com a sua opinião sobre o assunto sugerido, por meio da estruturação de argumentos, que são as expressões de um raciocínio, a relação entre ideias lógicas que servem para explicitar uma dúvida ou um assunto.
Portanto, para fazer uma redação que atinja os requisitos exigidos você precisa demonstrar que entendeu a ideia proposta, posicionar-se na discussão, concatenar argumentos lógicos e fatos para propor uma solução ao assunto apresentado.
No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão que realiza a prova do Enem, podemos conferir quais são as competências exigidas na avaliação das redações, conheça-as a seguir.
- Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Podemos notar que a prova exige uma sequência de elementos, mas deixa espaço aberto para que qualquer opinião seja defendida, desde que respeite os direitos humanos.
Configuração do texto
Portanto, em uma redação, é esperado que você demonstre o seu entendimento pelo tema proposto, sabendo reunir argumentos para defender uma opinião e propondo uma solução ao problema discutido.
Para isso, normalmente utiliza-se a forma de um parágrafo para a introdução, dois para o desenvolvimento e mais um para a conclusão.
No desenvolvimento, é a hora de reunir seu conhecimento sobre o tema e organizar os argumentos para, na conclusão, poder apresentar uma solução possível. Vale lembrar que não se espera de você a resolução dos problemas do mundo, mas sim apontar algumas soluções que o governo, a sociedade civil ou as pessoas poderiam adotar para melhorar a situação.
Estratégias argumentativas
Existem algumas estratégias argumentativas que te ajudam a formatar um bom texto. Vejamos algumas delas a seguir.
1. Comprovação
Essa talvez seja a estratégia mais efetiva, mas infelizmente a mais difícil de realizar no dia da prova. Consiste em apresentar dados estatísticos, pesquisas e fatos comprovados concretamente para balizar sua opinião. Infelizmente, como não é possível saber o tema de antemão, é difícil decorar dados de assuntos diversos.
2. Citação
A ideia aqui é citar a fala ou a ideia geral de um especialista sobre determinado tema para poder legitimar sua opinião. Como não podemos decorar tudo, vale ter no repertório algumas frases ou conhecimentos sobre grandes figuras que são reconhecidas nos meios acadêmicos. Por exemplo, pode-se usar uma frase de Paulo Freire para temas da Educação ou de Bauman para temas da Sociologia ou da sociedade.
Também é interessante decorar alguns pontos de referência da nossa constituição para poder introduzir diferentes temas. Por exemplo, o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 garante o direito à educação; já o artigo 225 garante o direito ao meio ambiente; o 196, o acesso à saúde gratuita e de qualidade. Então, trabalhe para decorar alguns pontos que podem ser introdutórios em diferentes assuntos.
3. Causa e consequência
Nesse tipo de argumentação, concatenam-se os efeitos de um determinado acontecimento para demonstrar algum ponto. Se os efeitos são positivos ou negativos, tudo depende da sua argumentação.
4. Contraste
Essa é uma estratégia interessante para demonstrar um profundo conhecimento sobre um tema. Você pode apresentar o assunto e falar os pontos positivos e negativos dele.
5. Referências históricas
As alusões históricas podem servir como ponto de partida para o seu texto. A ideia é usar fatos históricos muito conhecidos para fazer referências aos seus argumentos. Pode-se também comparar as características de diferentes momentos históricos para demonstrar preocupação com determinados temas, mas atenção: cuidado para usar fatos comprovados, e não fazer ligações que fujam do sentido do tema proposto.
Frases para começar a redação
Se você estiver preso e sem ideias de como começar, pode recorrer a algumas frases prontas que vão introduzir a discussão. Por exemplo:
- “O artigo X da Constituição Federal de 1988 garante…, levando isso em consideração…”;
- “A discussão sobre o tema X não é recente, ela já aparece na sociedade brasileira desde …”;
- “Ao analisar os dados referentes ao…, verifica-se que…”;
- “Vários motivos levaram ao…, entre eles”;
Lembre-se também de que conseguir relacionar o tema proposto a dados ou a um bom repertório pessoal pode ser visto como um ponto positivo pelos avaliadores. Uma das redações que tiraram a nota máxima em 2018, por exemplo, utilizou um verso de uma música de Gilberto Gil para iniciar a discussão sobre as redes sociais. Portanto, siga as regras e não fuja do tema, mas não deixe de usar sua criatividade e sua imaginação!
Fonte: Inep, Blog Imagine, Projeto Redação, Beduka, Blog do Enem, Projeto Redação, Você Pergunta.
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