O vestibular é a porta de entrada para as instituições de ensino superior e tem as suas particularidades. Existem diferentes modalidades e o candidato precisa estar atento para fazer a inscrição de forma correta e não perder nenhuma data ou regra importante.
Confira quais são os tipos de vestibular, as diferenças entre vestibular e Enem e como se inscrever em um processo seletivo.
Quais são os tipos de vestibular
Tradicional
Esse tipo de vestibular ainda não tem data para acontecer devido à pandemia de covid-19. A prova é aplicada em data e hora fixos para todos os candidatos. As questões abordam conteúdos estudados durante todo o Ensino Médio, mas cada instituição tem uma maneira de apresentá-las, podendo ser tanto objetivas — de múltipla escolha ou por somatória, por exemplo — quanto discursivas. Os candidatos também precisam, geralmente, desenvolver uma redação de acordo com o tema proposto.
Vestibular para cursos como Design, Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Música ou Dança pode exigir uma prova de habilidades específicas. Essa definição deverá estar explicitada no edital, assim como as regras e os requisitos da prova.
Seriado
O vestibular seriado é dividido durante os 3 anos do Ensino Médio. Para participar dessa modalidade, o candidato deverá se inscrever junto à instituição no primeiro ano da etapa final da educação básica, realizando a prova a cada ano, com o conteúdo relativo à série cursada. Finalizado todo o processo, o candidato poderá escolher o curso.
Agendado
Algumas instituições oferecem o vestibular agendado. Ao invés de realizar a prova no mesmo dia e horário que todos os concorrentes, os candidatos podem escolher uma data e hora entre as opções disponibilizadas pela universidade.
Diferenças entre vestibular e Enem
Vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não são a mesma coisa. O Enem é uma prova aplicada pelo Governo Federal para avaliar o desempenho dos alunos de Ensino Médio, composto por um teste geral, com data e horário definidos igualmente para todos os participantes, diferentemente do vestibular, que é aplicado por cada instituição. A nota do Enem pode ser usada pelo candidato no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para conseguir uma vaga em universidades públicas. Algumas faculdades privadas aceitam a nota do Enem de forma integral ou parcial, como complemento para o desempenho no vestibular.
Como se inscrever em um vestibular
Para se inscrever no vestibular você só precisa seguir alguns passos simples e ficar atento às regras. Confira algumas dicas para não errar:
Acesse o site da instituição escolhida
Depois de escolher em qual universidade prestará o vestibular, o primeiro passo é visitar o site da instituição para entender como o processo seletivo funciona. Lá você encontrará as modalidades oferecidas, os cursos disponíveis, as grades curriculares, o número de vagas ofertadas e o edital — tudo o que você precisa saber.
Leia o edital com atenção
O edital é o documento no qual estão dispostas todas as regras do vestibular, além de informações como valor de inscrição, datas e cronogramas, horários, requisitos, número de questões, peso de disciplina por curso, critérios de desempate, conteúdo programático, bibliografia recomendada, entre outros. É indispensável a leitura completa do edital para que você tenha total ciência de como funciona o processo seletivo.
Faça a inscrição na data
Universidade escolhida, curso definido e edital lido? Chega o momento de se inscrever. Preencha os seus dados conforme solicitado e em seguida você receberá um boleto com o valor da inscrição. Fique atento para não perder o prazo final, pois existem datas de início e fim do período de inscrições.
Pague o boleto em dia
Quando receber o boleto, note que esse documento tem uma data de vencimento; se ele não for pago em dia, você não conseguirá prestar o vestibular. Boletos levam, em média, 3 dias úteis para serem processados pelos bancos, então leve isso em consideração.
Prepare-se para a prova
Agora é só esperar a data da prova e se dedicar aos estudos.
Essas foram algumas dicas para você se inscrever no vestibular com tranquilidade. Boa prova!