Vestibular: como estudar atualidades?

Para passar no vestibular, não basta estudar as disciplinas tradicionais, como matemática, geografia ou história. É necessário saber o que está acontecendo no mundo, visto que as universidades querem conhecer a capacidade dos candidatos em relacionar as atualidades com as matérias estudadas na sala de aula.

As perguntas de atualidades englobam assuntos variados, desde eventos esportivos à política, da economia às artes. Os acontecimentos mais recentes podem também cair como tema da redação, requerendo um conhecimento mais profundo sobre os fatos.

Simplesmente ler jornais e ouvir notícias em abundância não fará com que você se prepare bem para responder a questões sobre atualidades. Por isso, uma estratégia adequada é essencial para uma preparação eficaz.

Como estudar atualidades?

Estudar sobre as atualidades requer disciplina e programação. Separe um tempo para estar por dentro das principais notícias de interesse público. Não há uma regra para isso, você pode dedicar meia hora todos os dias ou, se preferir, um tempo maior durante o final de semana para ficar mais atento às notícias.

As redes sociais não são indicadas para estudar atualidades. Existe uma abundância de informações e nem sempre todas são relevantes ou verdadeiras. E ainda, você pode se distrair com outros assuntos e perder a concentração nos estudos.

Algumas pessoas buscam qual é a melhor fonte disponível para estudar, como o site mais completo ou jornal com maior abrangência. Outras leem muito e de todas as fontes disponíveis, fazendo anotações enormes. Entretanto, isso pode não funcionar muito bem se dois aspectos não forem considerados.

1. Conheça o contexto da notícia

(Fonte: Tenor/Reprodução)
(Fonte: Tenor/Reprodução)

Alguns programas de televisão, de rádio, podcast e revistas realizam um resumo das notícias mais relevantes com uma análise mais profunda que pode ajudar a economizar tempo.

Os fatos são importantes para estudar atualidades, mas o contexto em que eles estão inseridos é ainda mais relevante. Você deve sempre procurar algo além das manchetes, fazendo perguntas sobre as questões que estão por trás dos acontecimentos. 

Uma notícia pode estar ligada a vários assuntos diferentes. Por exemplo, a maior estiagem que o Brasil passa nos últimos 91 anos é um fato atrelado a uma crise energética, a mudanças climáticas, ao desmatamento da Amazônia e, ainda, a possíveis problemas para o agronegócio e para o abastecimento de alimentos. O tema pode envolver perguntas de geografia, história, biologia, física, entre outras matérias.

2. Elabore a sua própria visão dos fatos

(Fonte: Tenor/Reprodução)
(Fonte: Tenor/Reprodução)

Um método interessante que auxilia na fixação e interpretação dos conteúdos é reescrever os fatos de acordo com a sua visão. Esse trabalho ajudará a montar um material que poderá servir para uma consulta ou revisão rápida, sem contar que é uma excelente maneira de treinar a redação.

Isso também te ajudará a ter uma análise mais crítica sobre tudo que acontece. Com o tempo e treinamento, você conseguirá compreender melhor as notícias e a relação entre um fato e o outro. Essa habilidade adquirida será útil tanto para o vestibular, quanto para a faculdade e a vida profissional.

Mas você não precisa fazer todo o trabalho sozinho, afinal as atualidades atingem a todos. É interessante debater as notícias com colegas, professores, amigos e familiares, o que pode ajudar a ampliar a sua visão sobre os acontecimentos e enriquecer seus argumentos. 

Fonte: Guia do Estudante, Brasil Escola.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

53750cookie-checkVestibular: como estudar atualidades?