Mitos e verdades sobre os vestibulares de meio de ano

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Quem está estudando para entrar em uma universidade com certeza já procurou por todas as alternativas de ingresso e deve ter ouvido falar dos vestibulares de meio de ano, ou vestibulares de inverno, que não são tão conhecidos quanto a prova tradicional do fim de ano.

Mas quais são as diferenças entre esses vestibulares? Algum deles é mais fácil? Você deve fazer o vestibular de meio de ano? Venha descobrir os mitos e as verdades sobre essa prova.

(Fonte: Giphy)

A prova do vestibular de meio de ano é mais fácil

Mito. Na verdade, a prova em si tem o mesmo nível de dificuldade das versões aplicadas no fim do ano, com as mesmas disciplinas sendo cobradas e os mesmos métodos de avaliação. Não há nada na prova que a deixe mais fácil por ser realizada no meio do ano.

O que pode acontecer é o estudante ter mais dificuldade de estudar tudo o que precisa a tempo desse vestibular, caso ele comece a estudar no início do ano. Por isso, quem pensa em fazer essa prova deve se dedicar principalmente aos pontos mais importantes de cada conteúdo e se manter bem informado sobre atualidades para escrever uma boa redação.

(Fonte: Giphy)

O vestibular de meio de ano é menos concorrido

Verdade. Nem todas as universidades promovem o vestibular de meio de ano e, por isso, ele não é muito divulgado. Algumas pessoas nem sabem que ele existe até o momento em que começam a estudar para a prova e, ainda assim, têm dúvidas e acabam não se inscrevendo.

Além disso, muitos estudantes não se sentem confiantes o suficiente para fazer a prova sem pelo menos 1 ano de estudo. Ou seja, a concorrência diminui consideravelmente e, mesmo que o teste não seja mais fácil, pode ser que haja mais chances de passar.

(Fonte: Giphy)

É uma oportunidade para tentar outro curso

Verdade. Mas não é algo que aconselhamos. Se você quer muito entrar em um curso, mas resolve utilizar a pouca concorrência do vestibular de meio de ano para ingressar em outro – que tenha a média menor ou menos concorrência – só para entrar na universidade, a chance de se arrepender é muito grande.

Não desista dos seus sonhos só para entrar em determinada instituição. Continue tentando e deixe os outros cursos para quem realmente quer frequentá-los.

(Fonte: Giphy)

O vestibular de inverno é uma boa chance de treinar

Verdade. O vestibular de meio de ano pode servir como um treino ou uma prova simulada para você se acostumar com o tipo de teste, aprender a gerenciar seu tempo e, quem sabe, realmente ingressar no curso que deseja.

Na pior das hipóteses, você estará colocando seus conhecimentos em prática, aprendendo a lidar com o nervosismo e conhecendo de perto o ambiente do vestibular.

(Fonte: Giphy)

O vestibular de meio de ano oferece menos cursos

Verdade. Cada curso de uma universidade tem seu próprio funcionamento e uma quantidade específica de vagas por ano, por isso nem todos podem oferecer vagas no meio do ano. Mas não desanime se esse for o caso do curso que você quer: a prova ainda é um ótimo treinamento para deixá-lo afiado para o vestibular do fim de ano.

Os vestibulares de meio de ano oferecem uma nova oportunidade para quem não passou na prova tradicional e não quer esperar 1 ano inteiro para tentar de novo. Estude com determinação e aproveite essa nova chance.

E para não perder o período de inscrição do vestibular de meio de ano, fique de olho nas páginas e nos sites das universidades.

Gostou desse conteúdo? Entenda como funciona o vestibular do Mackenzie

3020cookie-checkMitos e verdades sobre os vestibulares de meio de ano