Conheça 5 estilos musicais que podem ajudar nos estudos

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

As provas se aproximam e os estudos ficam mais intensos. São horas a fio revisando, e algumas pessoas chegam a passar noites em claro para garantir uma boa nota.

Mas você sabia que existe algo que pode tornar essa experiência mais agradável? Com certeza você já ouviu que músicas podem ajudar a ter um desempenho melhor durante o estudo, mas por que isso acontece?

Música além da diversão

‌‌(Fonte: Visualhunt/Reprodução)

As músicas ativam os hemisférios direito e esquerdo do cérebro ao mesmo tempo, potencializando as capacidades de aprendizado e memorização. Além disso, segundo pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Maryland, em Baltimore, escutar músicas previne o estresse entre estudantes.

“A música é um redutor de estresse eficaz tanto em indivíduos saudáveis quanto em pessoas com problemas de saúde. Pesquisas mostram que ouvir música suave pode diminuir a pressão arterial, a frequência cardíaca e os níveis de ansiedade em pacientes com doenças cardíacas”, segundo especialistas do Centro Médico. De acordo com um estudo noticiado pelo jornal norte-americano USA Today, alguns estilos musicais têm o mesmo efeito que uma massagem quando o assunto é combater a ansiedade.

Mas com isso surge uma nova questão: todos os estilos musicais são eficazes na missão de aprender e memorizar? A resposta é que existem músicas mais adequadas do que outras e, em geral, são as mais tranquilas. Indicaremos os cinco melhores estilos musicais para você melhorar seu desempenho durante o aprendizado.

1. Música clássica

‌‌(Fonte: Giphy)

Há muito tempo, cientistas afirmam que músicas clássicas podem ajudar pessoas a cumprirem suas tarefas com mais eficiência, uma vez que estimulam as atividades cerebrais. O chamado Efeito Mozart, confirmado por várias pesquisas, realmente aumenta a capacidade de raciocínio.

2. Sons da natureza

‌‌(Fonte: Giphy)

O barulho de ondas quebrando, do vento balançando as árvores, da água corrente em um riacho ou mesmo da chuva são algumas das melhores opções para se concentrar. Pesquisadores do Instituto Politécnico de Rensselaer constataram que ouvir tais sons aumenta a produtividade e o foco e ainda melhora o humor.

3. Cinematic Music

‌‌(Fonte: Giphy)

Uma trilha sonora intensa de um filme pode transformar a tarefa mais simples e banal em algo grandioso. Esse tipo de música serve como um motivador, porque fará com que você sinta que está fazendo algo importante e inspirador. Então, se o desânimo bater, isso é o que você deve ouvir.

4. Músicas de videogame

‌‌(Fonte: Giphy)

É isso mesmo que você leu! Músicas criadas para videogame colaboram para a ambientação do jogo, fazendo com que seu foco esteja nas tarefas propostas. Essas músicas têm o objetivo de facilitar as descobertas dentro da história e manter qualquer um entretido. Além disso, elas foram projetadas especialmente para prender os jogadores naquele mundo de faz de conta, portanto você pode utilizá-las como uma estratégia para ampliar a sua concentração.

5. Sua música favorita

‌‌(Fonte: Visualhunt/Reprodução)

Por essa você não esperava. Teresa Lesiuk, professora assistente no programa de musicoterapia da Universidade de Miami, descobriu que pessoas, ao som de suas músicas favoritas, conseguem concluir tarefas com mais agilidade e criatividade. Mas fique ligado: a pesquisa também constatou que músicas agitadas, por mais que sejam suas favoritas, irão apenas distrai-lo. Então a dica é se ater aos estilos musicais mais tranquilos.

1960cookie-checkConheça 5 estilos musicais que podem ajudar nos estudos