Enem 2021: Como organizar uma rotina de estudos

O plano de estudos é muito importante para que você consiga se manter organizado e com foco para alcançar seus objetivos. Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova extensa e com conteúdos bem diversos, é importante traçar um plano para focar em cada assunto e ter tempo para revisá-los.

Listamos algumas dicas para te ajudar a montar um plano de estudos e algumas dicas práticas para o dia de realização da prova. Confira!

Conhecer sua agenda é fundamental para a montagem de plano de estudos! (Fonte: Pixabay)
Conhecer sua agenda é fundamental para a montagem de planos de estudo. (Fonte: Pixabay)

1. Conheça sua rotina e a adapte para os estudos do Enem

Para que um roteiro de estudos seja efetivo, é preciso que ele se encaixe na sua vida. Então, não adianta montar um plano de 6 horas de estudos por dia se você só tiver 2 horas separadas para isso. 

É necessário ser detalhista e honesto consigo mesmo na hora de montar sua agenda. Leve em consideração o tempo que você gasta para comer, dormir, se deslocar ou ter um momento de lazer.

Se você trabalha, haverá uma dificuldade maior, mas uma solução é focar em conteúdos que se repetem com mais frequência no Enem. Felizmente, existem vários vídeos e artigos na internet que analisam provas antigas.

2. Pesquise e conheça a prova do Enem

O Enem é uma prova composta por 4 matrizes de referência. Então, são 4 provas objetivas e mais 1 redação. O exame é realizado em 2 dias diferentes: o 1° com 5 horas e 30 minutos de duração e o 2° com 4 horas e 30 minutos. Para um bom desempenho, é importante estar familiarizado com a prova. Para isso, reveja as versões dos últimos anos e pratique exercícios e redação.

Familiarize-se com a prova! (Fonte: Unsplash)
Familiarize-se com a prova. (Fonte: Unsplash)

3. Conheça os conteúdos e não se esqueça de revisar

Cada matriz de referência de conteúdo engloba algumas das matérias que você aprende no Ensino Médio. No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do governo responsável pela prova, é possível ver todos os conteúdos referentes a cada matéria que podem ser cobrados. 

Use a tecnologia a seu favor. ( Fonte: Pixabay)
Use a tecnologia a seu favor. ( Fonte: Pixabay)

4. Use diferentes ferramentas a seu favor

É importante fazer um cronograma com quais conceitos principais de cada disciplina é recomendado estudar a cada dia e horário. Para isso, é possível usar ferramentas como o Google Agenda e estar sempre atento à tarefa do dia. Outra dica é deixar os sábados para as revisões; tentar deixar os conteúdos sempre frescos na cabeça facilita uma revisão geral nos dias anteriores à prova.

Hoje, não é recomendado “abrir mão” das tecnologias. Então, achar bons canais do YouTube ou até podcasts para ouvir durante o tempo em que se está no ônibus ou em momentos ociosos no trabalho é algo que pode cooperar para manter a agenda em dia.

5. Esteja fisicamente preparado para o dia do Enem

Assim como a prática em provas antigas ajuda a perder o nervosismo da hora da prova, estar familiarizado com o local onde você fará o Enem e o trajeto que fará no dia podem te salvar de imprevistos. Saia de casa com antecedência e não se esqueça de fazer uma refeição balanceada.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Amigo Edu, Brasil Escola, Quero Bolsa, Curso Enem Gratuito

50290cookie-checkEnem 2021: Como organizar uma rotina de estudos