7 séries para aprender sobre saúde e corpo humano

As séries já são utilizadas por muitos para auxiliar o aprendizado de línguas estrangeiras. Mas também podem ser um importante instrumento para aprender conceitos da biologia e o funcionamento do corpo humano. 

Séries podem ajudar nos estudos de biologia e ampliar o conhecimento científico sobre o corpo humano, independente do vestibular. (Fonte: Shutterstock/sdecoret/Reprodução)

Os catálogos das plataformas de streaming reúnem muitas obras com conteúdos relevantes que podem potencializar seus conhecimentos. Veja, a seguir, sete dicas. 

1. O Corpo

A série entrevistou mais de 300 cientistas, de 20 países, para expor as recentes descobertas da ciência que contribuem para acelerar os novos rumos da medicina. O Corpo tem como principal mérito alterar o paradigma de que o cérebro é o centro de todas as atividades do corpo humano. Disponível no Amazon Prime. 

2. Diagnóstico

Diagnóstico utiliza o poder das redes sociais para encontrar histórias reais de pacientes com doenças que nenhum médico consegue diagnosticar. A série é estrelada pela médica Lisa Sanders, da Universidade Yale (Estados Unidos), especializada em casos de saúde raros e complexos, que teve uma coluna semelhante no jornal The New York Times. Disponível na Netflix.

3. Corpo Humano: Nosso Mundo Interior

O mote da série é desvendar a ciência por trás do funcionamento do corpo humano. Com relatos de pessoas do mundo que levam seus órgãos ao limite em suas rotinas de exercícios e depoimentos de especialistas, os episódios mostram, de forma didática, como os órgãos trabalham para manter a vida humana. Cada episódio é focado em um sistema. Disponível na Netflix.

4. Seleção Artificial

Seleção Artificial apresenta uma visão geral da engenharia genética e, em especial, da técnica de edição de DNA conhecida como CRISPR. Para tratar do assunto, acompanha uma comunidade de biohackers que trabalham em casa, cientistas e corporações que desafiam a evolução natural para proporcionar melhorias genéticas. Disponível na Netflix. 

5. Explicando a Mente

Com cinco episódios rápidos e dinâmicos, a obra explora o universo misterioso e pouco compreendido do cérebro humano a partir do ponto de vista científico. Alternando imagens explicativas e entrevistas com neurocientistas, Explicando a Mente busca elucidar o funcionamento da memória, sonhos, ansiedade, meditação e psicodélicos. A obra é derivada da série Explicando, que trata de diversos temas. Disponível na Netflix. 

6. Ask the Doctor

Ask the Doctor (ou Pergunte ao médico, em tradução livre) trata dos problemas de saúde da população moderna de forma direta, simples e objetiva. A obra aborda o cotidiano de pacientes e de três médicos enquanto traz informações importantes sobre as “doenças do século 21”, como a falta de sono e de apetite, coceiras, queda de cabelos, entre outros, ajudando a derrubar mitos relacionados a problemas médicos. Disponível na Netflix. 

7. Doenças do Século 21

A série Doenças do Século 21 apresenta sete histórias de pessoas reais que foram diagnosticadas com doenças crônicas e raras, mas que os sintomas não aparecem nos exames médicos. A obra pretende mostrar as dificuldades de famílias e pacientes na procura pela cura, tratamento de suas enfermidades ou, pelo menos, do alívio da dor. Disponível na Netflix. 

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Proxxima, Amazon, Netflix.

47421cookie-check7 séries para aprender sobre saúde e corpo humano