5 aplicativos gratuitos que ajudam a estudar para o vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O smartphone costuma ser um inimigo na hora de se concentrar nos estudos, afinal o vestibulando pode acabar abrindo alguma rede social e perder o foco do que realmente importa. Ainda assim, existem jeitos de utilizar essa tecnologia para a produtividade.

Se você não consegue largar o celular e está em busca de uma forma de torná-lo uma ferramenta para ajudar na jornada do vestibular, confira nossa seleção de aplicativos essenciais para transformar o smartphone em uma máquina de conhecimento.

(Fonte: Giphy)

1) Agenda Escolar

Como o próprio nome indica, o Agenda Escolar promete ser a sua agenda de estudos dentro do smartphone. O app gratuito do Android permite que você organize todos os seus horários e compromissos rapidamente em uma interface amigável. O aplicativo também conta com lembretes para você não se perder entre as matérias e um widget para colocar os compromissos do dia na tela inicial.

Para quem não tem um aparelho com o sistema operacional da Google ou está em busca de uma solução multiplataforma, uma alternativa é o MyHomework. Além de funcionar no Android e no iOS, o serviço possui versões gratuitas para Windows, Kindle, Mac e Google Chrome.

A edição sem custos do MyHomework traz funções que incluem anotações, divisão de assuntos e lembretes. Além disso, a plataforma possui sincronia com múltiplos dispositivos. Assim, você pode fazer anotações no celular e também receber as informações no computador.

Imagem: Andrea Dal Cin

2) Desafie-me

Disponível para Android, o Desafie-me é um app de desafios educativos feito para quem quer se preparar para o Enem ou prova da OAB. Com mais de 1,6 mil questões para serem respondidas, a plataforma permite montar um perfil com base na sua área de interesse e traz perguntas de Biologia, Matemática, Português, História, Geografia, Física, Química, Inglês e Espanhol.

Para tornar o processo de estudo mais instigante, o Desafie-me inclui um modo competitivo em que o jogador enfrenta outras pessoas em uma disputa: vence quem responder mais rápido. O aplicativo também conta com quatro rankings de pontuação, assim, quem estudar mais por meio do app consegue ganhar um lugarzinho nesse hall da fama.

Além de as questões do aplicativo serem bastante elaboradas e oferecerem uma boa base de treinamento para o Enem, os desafios de tempo são úteis, pois ajudam o vestibulando a exercitar a agilidade para responder.

3) CDF

Feito pelo canal Futura, o CDF é o Clube Desafio Futura, uma plataforma que reúne desafios com muito conhecimento e competição. Diferente do Desafie-me, esse aplicativo apresenta uma abordagem mais lúdica.

Os questionamentos são curtos e com um tom de curiosidade, mas o tempo limitado para responder pode ser um bom jeito para simular situações de pressão. A veia competitiva está mais presente nesse game, que também conta com rankings e poderes especiais a serem utilizados durante batalhas contra outros jogadores.

As perguntas do CDF são divididas em Educação e Cultura, Atualidades, Cidadania e Direito, Bem-Estar e Ambiente, Tecnologia e Negócios e Esportes. Disponível para Android e iOS, o aplicativo é gratuito e traz somente anúncios da programação educativa do canal e site do  Futura. Ou seja, durante o intervalo das partidas, você ainda tem a chance de acabar encontrando um vídeo interessante relacionado ao assunto dos desafios e que pode ser útil para mantê-lo por dentro das atualidades.

Imagem: Futura

4) Cold Turkey

Se você simplesmente quiser travar as fontes de distração para poder focar mesmo nos estudos, um aplicativo gratuito capaz de fazer a diferença é o Cold Turkey. A ferramenta multiplataforma serve para bloquear sites e apps que podem tirar a concentração do vestibulando.

Sabe quando você dá aquela escapadinha para ver o que está acontecendo no Facebook ou no Twitter? O Cold Turkey evita que isso aconteça. A versão móvel do serviço permite que você selecione um período para tornar o smartphone inutilizável, enquanto a edição para Windows e Mac bloqueia websites e exibe frases motivacionais para você focar no vestibular.

O serviço também conta com uma versão paga, com recursos extras que incluem agendamento de bloqueios e pausas para descanso. Entretanto, o acesso gratuito já garante as ferramentas básicas para permanecer concentrado no que realmente importa: estudar.

Imagem: Cold Turkey

5) Redação Nota 1000

Para quem quer treinar redação e até receber um feedback sem gastar nada, uma das melhores soluções disponíveis é o aplicativo Redação Nota 1000, que pode ser utilizado no Android.

O serviço traz novos temas para textos semanalmente e também conta com um chat para conversar com especialistas e usuários sobre os assuntos em pauta. Além disso, o app oferece correção de redação seguindo os critérios do Enem.

Tanto o aplicativo quanto à  correção são 100% gratuitos, mas o app utiliza propagandas para continuar funcionando. Logo, você vai ver alguns anúncios durante a navegação; porém, é algo que não atrapalha a experiência, levando em conta os benefícios da plataforma.

Imagem: Mob Inc

Curtiu nossas dicas de aplicativos? Agora é só pegar o smartphone, baixar tudo e se preparar para as sessões de estudo!

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

303cookie-check5 aplicativos gratuitos que ajudam a estudar para o vestibular