Setembro Amarelo: como surgiu e por que é tão importante?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

O Setembro Amarelo é uma campanha destinada à prevenção e conscientização contra o suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos são registrados mais de 800 mil casos desse problema. O número equivale a uma morte a cada 40 segundos. 

A OMS aponta ainda que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Trata-se de uma triste realidade que vem se agravando nas últimas décadas, sendo de fundamental necessidade dar mais atenção ao assunto, com debates que tenham como objetivo quebrar o tabu em torno do tema. 

E esse é o objetivo do Setembro Amarelo: conscientizar as pessoas sobre possíveis sinais de ideação suicida e evitar sua ocorrência. Saiba mais sobre a campanha.

A Origem do Setembro Amarelo

A origem do Setembro Amarelo e as ações de conscientização contra suicídio surgiram com a história de Mike Emme, um jovem de apenas 17 anos que morava nos Estados Unidos. O adolescente era conhecido por ser carinhoso e ter habilidade com a mecânica, tendo como marca um Mustang 1968 amarelo, restaurado e pintado por ele mesmo.

Mas, em 1994, Mike cometeu suicídio. E, na época, familiares e amigos de Mike não conseguiram identificar os sinais de que ele pensava tirar a própria vida. 

No funeral, as pessoas mais próximas de Mike decidiram montar uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem “Se precisar, peça ajuda”. A atitude deu tão certo que a partir disso vários jovens com pensamentos suicidas passaram a utilizar cartões amarelos como forma para pedir ajuda às pessoas próximas.

A ação ganhou grandes proporções e se estendeu por todo país. Até que no ano de 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. 

E a cor amarela (cor do Mustang de Mike) foi escolhida para representar essa campanha, junto com o laço que remete à ação dos amigos e familiares de Mike no funeral.

Setembro Amarelo no Brasil

A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil no ano de 2015: um projeto desenvolvido em conjunto com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Os órgãos responsáveis aproveitaram a data mundial e a cor associada ao tema para marcar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro) no Brasil também.

A finalidade dessa campanha aqui é conscientizar sobre a prevenção do suicídio e trazer à tona informações importantes sobre a segunda maior causa de morte de jovens no mundo.

Para isso, desde a criação da data, instituições de ensino tanto do setor público quanto privado e a população em geral se envolvem nesse movimento que busca alertar sobre possíveis sinais de atenção.

Importância da campanha

De acordo com o Centro de Valorização da Vida, aproximadamente 96,8% dos casos têm ligação com algum transtorno mental. Entre as doenças que mais se destacam está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas.

Quando acompanhado por médicos especialistas, os sintomas, agravantes e as consequências dessas doenças podem ser minimizados, diminuindo as chances de chegar a acontecimentos como esses.

Apesar de ser um problema de saúde pública, ainda existe um estigma sobre o assunto. Por isso a campanha de Setembro Amarelo é de fundamental importância. Ela ajuda a criar canais de comunicação para que pessoas tenham suporte e acesso ao tratamento de que precisam. 

A campanha Setembro Amarelo ainda serve para conscientizar as famílias, para que saibam identificar possíveis sinais e buscar ajuda antes que seja tarde.

Canal de apoio

A OMS ressalta que 90% dos casos de suicídios podem ser prevenidos com ajuda correta. O Centro de Valorização da Vida é uma associação sem fins lucrativos que disponibiliza apoio emocional para prevenir casos de suicídio. 

O atendimento é feito por meio do telefone 188 ou no site do CVV. É de graça e está disponível 24 horas por dia em todos os dias da semana.

Fonte: United Nations, Guia do Estudante, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Gntech, CVV.

52456cookie-checkSetembro Amarelo: como surgiu e por que é tão importante?