Quais são os impactos ambientais causados pela guerra?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

A relação pode não ser tão óbvia para todas as pessoas, mas os conflitos armados criam uma vítima que não tem voz: a natureza. Os impactos são tão grandes que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou um dia especial para conscientização do problema.

Os armamentos, a poluição gerada pelos gases liberados e a falta de controle dos danos gerados são algumas das ameaças à biodiversidade. Acompanhe a leitura para compreender melhor os danos ambientais causados pela guerra.

Impactos sentidos entre a população e o meio ambiente

Independentemente do teor de um conflito (por motivos religiosos, políticos, econômicos ou territoriais), ele é resultado de confrontos que envolvem armamentos, grandes veículos e equipamentos carregados de elementos químicos.

Tudo isso é uma ameaça iminente à biodiversidade mundial e que impacta o meio ambiente de duas formas principais:

  1. diretamente — por meio da emissão de gases de efeito estufa, por exemplo;
  2. indiretamente — limitando o acesso da população a distintos recursos ou levando-a a buscar refúgio em outros países.
Guerras geram grandes níveis de poluição. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Conflitos armados geram grandes níveis de poluição. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Cientistas e ativistas ambientais atentam para as consequências das guerras no futuro, pois contribuem diretamente para a problemática da emergência climática.

Como as guerras impactam o meio ambiente?

As localidades, todos os seres vivos e a história mundial sofrem os efeitos e conflitos armados. Os principais impactos ambientais causados são:

A população também sofre certas limitações que geram desabastecimento de recursos como a água. A longo prazo, a vulnerabilidade social é uma grande preocupação, gerando consequências como insegurança alimentar e mortes derivadas do aquecimento global.

Leia também:

Consequências ambientais em diferentes guerras no mundo

A invasão à Ucrânia em 2022 é a mais recente que vem à mente das pessoas, mas diversos conflitos em diferentes partes do mundo foram capazes de causar danos imensuráveis ao meio ambiente.

A emissão de gases tóxicos durante os conflitos armados contaminam o meio ambiente, gerando doenças na população local. (Fonte: Scott Rodgerson/Unsplash/Reprodução)
A emissão de gases tóxicos durante conflitos armados contamina o meio ambiente e causa doenças na população. (Fonte: Scott Rodgerson/Unsplash/Reprodução)

Entre a destruição florestal e as doenças geradas pela contaminação do solo, confira exemplos de quatro eventos históricos e as consequências ambientais que geraram.

1. Guerra do Vietnã

Durante o conflito, militares norte-americanos espalharam produtos químicos para acabar com a camuflagem de guerrilhas vietnamitas, destruindo florestas com um líquido que ficou conhecido como agente laranja. A substância fez estragos tão grandes que continua contaminando o solo do Vietnã, mesmo 50 anos depois.

2. Guerra do Afeganistão

Na ocasião, o país sofreu desmatamento de quase 95% das florestas, o que resultou em consequências severas para os âmbitos social, ambiental e econômico. Entre elas, estão frequentes desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra.

3. Segunda Guerra Mundial

O fatídico evento das bombas nucleares sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki foi um dos mais fortes da Segunda Guerra e gerou consequências que perduram até hoje por meio da exposição às radiações.

Em humanos, houve modificações genéticas; no ambiente, a radioatividade foi espalhada pelas águas das cidades e chegou a formar chuvas ácidas.

Bônus: Chernobyl

Apesar de ser considerado um acidente, não um conflito, Chernobyl é consequência direta da Segunda Guerra, pois, na ocasião, a antiga União Soviética havia realizado investimentos vastos em energia nuclear.

A longo prazo, o acidente manteve altos níveis de radiação na flora e na fauna da região, gerando a Floresta Vermelha, local onde árvores ficaram avermelhadas após a exposição.

Fique por dentro das atualidades e se prepare para o vestibular do Mackenzie.

Fonte: Mata Nativa, National Geographic Brasil, O Eco, Conflict and Environment Observatory, El País

77514cookie-checkQuais são os impactos ambientais causados pela guerra?