Principais impactos da tecnologia na vida social

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Analisar os impactos sociais e econômicos da tecnologia nos dias atuais é algo tão básico quanto o uso da internet. Mas é importante lembrar que nem sempre as coisas foram assim, o que nos faz refletir sobre a importância dos impactos da tecnologia em nosso cotidiano, discutir sobre os próximos avanços e pensar nos possíveis impactos — positivos e negativos — de tudo isso.

Para começar essa reflexão, listamos algumas das principais contribuições da tecnologia que nos impactam até hoje.

Revolução Industrial

Embora existam diversas formas de analisar a tecnologia, partindo do seu princípio, que é tornar as coisas mais simples e menos manuais por meio de métodos, instrumentos e ferramentas, podemos tomar a Revolução Industrial como um de seus principais marcos.

Fonte: Giphy

Isso porque esse período marcou a substituição do trabalho artesanal pelo formato assalariado, com o auxílio de máquinas. Até hoje (e a cada dia mais), o uso dessa inteligência em forma de robôs e sistematizações tem ditado os novos rumos do mercado.

O ser humano já pisou na Lua

Fonte: Tenor

Há 5 décadas, o ser humano conseguiu um dos maiores feitos da tecnologia. Além de pensar em processos em terra, explorar o que existe fora do nosso planeta é algo que as gerações anteriores jamais poderiam acreditar ser possível.

Graças à tecnologia e inteligência humana, que possibilitaram a criação de meios de transporte e formas de sobrevivência diferentes daquelas com as quais estamos acostumados, novas descobertas e uma das frases mais célebres e atuais de todos os tempos chegou até nós: “Este é um pequeno passo para um homem e um gigantesco salto para a humanidade”, de Neil Armstrong.

Criou meios de locomoção

Fonte: Tenor

Aviões foram utilizados, durante muito tempo, com finalidades militares. Pouco depois da Segunda Guerra Mundial, porém, houve um salto para o início de voos particulares. Assim também ocorreu com os outros meios de transporte, como o carro, que ano após ano conquista mais adeptos. Hoje, já discutimos a viabilidade do uso de veículos autônomos por todos.

E inventou a internet

Fonte: Tenor

A internet não esteve sempre por aí, tampouco nasceu com o intuito com o qual utilizamos hoje. Para auxiliar na comunicação durante as guerras e facilitar as informações entre Estados, a internet não para de crescer e hoje é uma das grandes responsáveis pelos avanços tecnológicos.

Uma nova forma de comunicação

Fonte: Tenor

A tecnologia revolucionou e continua mudando dia após dia a forma como a sociedade se comunica. E não estamos falando apenas (como se fosse pouco) das redes sociais. A transmissão de informações e notícias via rádio, televisão e internet tem impulsionado o fenômeno da globalização. Cada vez mais rápida, a transmissão de conteúdos de um continente a outro acontece em questão de segundos, diminuindo distâncias físicas e temporais.

Para onde vamos?

Fonte: Tenor

Inseparável da nossa vida, a tecnologia está em todo lugar e nos auxilia nas mais diversas atividades; desde comunicação, aprendizado, negócios até avanços científicos. Entretanto, o seu uso exagerado já tem colocado a sua aplicação em pauta. Essa discussão, assim como formas mais sustentáveis de seguir com as próximas gerações, deve ser um dos assuntos mais abordados por grandes órgãos em todo o mundo.

3693cookie-checkPrincipais impactos da tecnologia na vida social