Confira 5 dicas para melhorar a sua capacidade de decisão

Editoria: Vestibular

Categoria: Atualidades

Confira 5 dicas para melhorar a sua capacidade de decisão

Precisamos fazer escolhas a todo o momento, então tomar boas decisões é importante

Meta description: Fazer escolhas é uma realidade na vida de todas as pessoas, e há decisões mais simples de se tomar e outras que são mais difíceis. Veja 5 dicas que vão melhorar a sua capacidade de decisão.

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Você é uma pessoa indecisa? Pois saiba que a indecisão pode atrapalhar o seu dia a dia. Decisões simples e complexas fazem parte da vida em todos os dias: escolher o que vestir, por exemplo, já é uma decisão. Ou então: casar ou comprar uma bicicleta?

Em cada escolha, uma consequência

A cada escolha, por mais ingênua que pareça, há uma consequência. Dá para dizer que cada decisão oferece um caminho diferente para algo que seja rotineiro e até mesmo para a vida toda, dependendo da decisão que precisa ser tomada.

Escolher uma carreira, por exemplo, não é algo simples para a maioria das pessoas, porque é uma decisão em que não existe certo ou errado, mas que vai impactar o destino de todos os envolvidos. Por isso, é o tipo de decisão que exige reflexão e análise para encontrar a melhor alternativa. Deve-se considerar possíveis cenários e conhecer a realidade de diferentes profissões para, então, decidir de forma mais assertiva e conveniente um curso de graduação que possibilite ter o que se deseja para o futuro.

Como, afinal, tomar decisões?

Há estratégias que ajudam a tomar decisões. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Tomar boas decisões é importante, então é interessante saber com qual tipo de escolha realmente se deve gastar energia, para que se consiga decidir de forma mais inteligente.

Há estratégias desenvolvidas por especialistas que ajudam qualquer pessoa a fazer uma escolha, ainda mais se tratando de decisões mais difíceis. Para começar esse processo, é preciso se preparar para a tomada de decisão e o trabalho que isso dará.

Veja 5 dicas para se tomar decisões

1. Compreenda o processo de decisão

O processo de decisão tende a ser inconsistente e se basear em experiências vividas e na capacidade de identificar o que de fato está envolvido na situação. Inevitavelmente, as opções apontam o lado racional e o emocional, e é fundamental saber equilibrá-los para tomar boas decisões.

2. Limite as opções e crie rotinas

Quanto mais opções se tem, mais difícil é decidir. Um exemplo bem clássico são os canais de streaming, que oferecem tantas possibilidades que é custoso escolher o que assistir. Criar uma rotina facilita a tomada de decisões, afinal garante que tempo e energia sejam economizados e previne a canseira que fazer uma escolha pode causar.

3. Não adie as decisões

Lembre-se que a hora de tomar uma decisão consome energia, assim como todo o processo de se fazer determinada escolha. Se você ficar postergando a decisão, vai acabar se distraindo com outras coisas e gastar energia à toa. Concentre-se na escolha e não desperdice o seu tempo nem a sua energia.

4. Esteja tranquilo na hora de tomar uma decisão

Sabe-se que o estresse afeta a atenção, a memória e, é claro, a tomada de decisão. Além de abalar as funções cognitivas, ele ativa no cérebro o sistema defensivo, o que gera um comportamento individualista e de autopreservação. Ou seja, dessa maneira, é possível ficar suscetível e fazer más escolhas. Então, reduza o estresse antes de tomar uma decisão. Exercícios de respiração e meditação são boas práticas para aliviar o estresse.

5. Não tenha medo

Não fique inseguro. Não tenha receio nem medo de lidar com as consequências da sua decisão. Isso faz parte do caminho. As pessoas erram e acertam. Sim, você pode errar. É importante entender isso para que não se amarre em uma trava que vai atrapalhar as decisões. Também é essencial refletir sobre as decisões tomadas, considerando que o autoquestionamento é a melhor forma de encontrar o caminho.

Fonte: Na Prática.org, Blog Wyden, Caffeine Army, Na Prática.org

Este conteúdo foi útil para você?

73680cookie-checkConfira 5 dicas para melhorar a sua capacidade de decisão