Como é calculado o PIB?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

O produto interno bruto (PIB) é um dos instrumentos mais comuns usados para monitorar a saúde econômica de um país. O indicador é acompanhado por economistas e investidores porque é uma representação do valor total de todos os bens e serviços produzidos por uma economia em um período específico.

Os economistas podem usar o PIB para determinar se uma economia está crescendo ou passando por uma recessão, o que afeta a vida de todas as pessoas e empresas da nação. Os investidores podem usar o indicador para tomar decisões de investimento, pois uma economia ruim significa lucros mais baixos e preços de ações mais baixos.

Com base na medida, é possível comparar o tamanho das economias dos países. Atualmente, os Estados Unidos têm o maior PIB global, seguidos pela China e Alemanha. Em 2011, o Brasil já ocupou a sexta posição do ranking, mas vem caindo. Durante a pandemia, o País passou para a 12a e deve fechar 2021 como o 13o maior PIB do mundo.

Como é realizado o cálculo do PIB?

O PIB pode ser utilizado para medir o crescimento econômico e comparar o tamanho da economia de países. (Fonte: Shutterstock/Pushish Images/Reprodução)
O PIB pode ser utilizado para medir o crescimento econômico e comparar o tamanho da economia de países. (Fonte: Shutterstock/Pushish Images/Reprodução)

O produto interno bruto brasileiro é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir da soma de todos os produtos e serviços finais produzidos aqui, a partir do preço que chega ao consumidor. A soma engloba também todos os impostos sobre os produtos comercializados.

Para os cálculos são desconsiderados os itens e bens primários e intermediários para que não seja realizada uma dupla contagem. 

Além dos bens e serviços intermediários, não estão incluídos no cálculo os bens e serviços trocados, a venda de produtos usados, o trabalho não remunerado, os bens produzidos que não são vendidos, a transferência de pagamentos e as atividades informais ou ilegais.

Qual é a diferença entre PIB nominal e PIB real?

PIB real desconsidera a variação de preços de bens e serviços. (Fonte: Shutterstock/Maxx-Studio/Reprodução)
PIB real desconsidera a variação de preços de bens e serviços. (Fonte: Shutterstock/Maxx-Studio/Reprodução)

O produto interno bruto pode ser apresentado em duas modalidades: nominal e real.

O PIB nominal considera somente os preços e valores de determinado produto ou serviço no momento em que foram produzidos. O índice, no entanto, pode apresentar distorções, pois sofre influência da variação de preços da economia (inflação ou deflação).

Para evitar que o efeito da inflação possa ser confundido com o crescimento, economistas preferem utilizar o conceito de PIB real. O indicador mede o volume físico de um produto ou serviço, ou seja, desconsidera a inflação do momento em que o item ou serviço foi produzido.

O cálculo do produto interno bruto real é feito a partir da aplicação de um deflator ao indicador nominal. O deflator é um índice econômico para corrigir os valores presentes para valores passados, que se diferencia do conceito de inflação, pois considera todo fluxo de produção em determinado período em vez de uma cesta de bens específicos.

O que significa PIB per capita?

Luxemburgo é o país com o maior PIB per capita do mundo. (Fonte: Shutterstock/Sabino Parente/Reprodução)
Luxemburgo é o país com o maior PIB per capita do mundo. (Fonte: Shutterstock/Sabino Parente/Reprodução)

Outro conceito relacionado ao produto interno bruto muito utilizado para medir o desempenho da economia é o PIB per capita. O indicador é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes de um país, estado, região ou município.

Fonte: IBGE, Suno, Nubank.

52021cookie-checkComo é calculado o PIB?