Atualidades para o Enem: o que rolou nesta semana?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Nesta reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é fundamental estar bem informado. Isso pode fazer a diferença para a sua aprovação, já que a prova sempre é contextualizada, e de quebra é um ótimo repertório para usar na redação do teste.

Então vamos lá: é hora de conferir os assuntos da semana!

1. COP26: qual o saldo do encontro?

A julgar pelo rascunho do relatório final, os líderes mundiais não acreditam que essa é a última chance de reverter o aquecimento global. (Fonte: Mauro Ujetto/Shutterstock/reprodução)
A julgar pelo rascunho do relatório final, os líderes mundiais não acreditam que essa é a última chance de reverter o aquecimento global. (Fonte: Mauro Ujetto/Shutterstock/reprodução)

Neste mês, a cidade de Glasgow, na Escócia, foi palco de um encontro das Nações Unidas para debater questões ligadas ao clima. A ideia central era pactuar medidas mínimas entre os países signatários e limitar o aquecimento global a até 1,5 °C em relação ao que havia antes da Revolução Industrial.

Em grande medida, isso engloba diminuir drasticamente — a curto prazo — o uso de combustíveis fósseis e de carvão. Mas o encontro parece não ter avançado o suficiente nesse sentido. A menção feita a esse problema no rascunho do relatório final é bastante atenuada, como se esse fosse um pequeno desafio.

Na verdade, talvez fosse mais justo dizer que esse ponto foi um fracasso: estamos vivendo uma emergência climática que compromete a qualidade de vida das gerações atuais e a própria sobrevivência das próximas.

Por que o avanço foi tão tímido? Isso pode ser explicado por interesses econômicos. O Brasil teve a maior delegação entre todos os países na COP26 e ainda assim perdeu para o time de lobistas das grandes petrolíferas, que dominaram o evento.

2. Leilão do 5G no Brasil

A tecnologia 5G promete tornar as cidades mais inteligentes. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A tecnologia 5G promete tornar as cidades mais inteligentes. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Se a sua conexão de internet vive caindo, atenção para este anúncio: muito em breve sua cidade terá a tão sonhada conexão 5G, um novo padrão de tecnologia que promete revolucionar a qualidade das redes móveis e da banda larga.

Tal como já ocorreu na maior parte dos países, o governo brasileiro organizou um leilão que dá direitos de concessão para a implementação da estrutura dessa rede no País. Claro, Vivo e Tim foram as principais ganhadoras e vão operar a frequência de 3,5 GHz, o carro-chefe do 5G.

Não seria nada mau ter um sistema inteligente programado para fechar as janelas de casa automaticamente quando chove, né? Os eletrodomésticos devem ter mais sistemas embarcados e mais inteligência artificial. Mas, mais do que a conexão doméstica, a nova tecnologia deve permitir a médio prazo tornar as cidades mais inteligentes e as empresas mais competitivas.

A longo prazo, pode-se pensar em cobertura integral de conexão com a internet no mundo e na capacidade ainda maior de compartilhamento de informações em tempo real.

3. Novos surtos de covid-19

População indígena do Mato Grosso do Sul tem presenciado novos focos de covid-19. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
População indígena do Mato Grosso do Sul tem presenciado novos focos de covid-19. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Brasil

Uma má notícia vem do Mato Grosso do Sul (MS): o estado vive um surto de novas infecções por Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19. A situação mais crítica vem de Dourados, região conhecida por reunir o maior número de indígenas aldeados do MS.

Os casos de contaminação atingem comunidades que não tiveram nenhum caso recente. Por isso, a Secretaria de Saúde do estado, acredita que o retorno às aulas presenciais estejam relacionadas a esses novos focos.

Além disso, a imunização de jovens indígenas começou um mês depois do que a mesma faixa etária de não-indígenas. O Ministério da Saúde ainda não havia liberado a vacinação, o que também pode ter contribuído para o problema.

Mundo

Novos surtos têm ocorrido também na Europa, sobretudo no leste do continente, que registra os piores índices de imunização. Com uma população inferior à do Brasil, a Rússia, por exemplo, tem atingido a marca de 8 mil óbitos por dia e várias cidades estão em lockdown.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) teme que esses focos se espalhem novamente pelos países da União Europeia. Segundo a entidade, caso o vírus volte a ter uma taxa de transmissão próxima do que já ocorreu alguns meses atrás, o número de mortes na região pode crescer em 500 mil nos próximos 90 dias.

Essas são as principais notícias da semana. Para mais novidades, fique ligado aqui no blog do Mackenzie: sempre tem notícias fresquinhas para você ficar bem informado e arrasar no Enem!

Fonte: Istoé Dinheiro, Correio Braziliense, Folha, G1

Gostou desse conteúdo? Entenda como funciona o vestibular do Mackenzie

54510cookie-checkAtualidades para o Enem: o que rolou nesta semana?