Atualidades: como a pandemia tem impactado a mobilidade urbana?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Um dos setores mais impactados pela pandemia de coronavírus foi a mobilidade urbana. Depois da suspensão de atividades presenciais em todo mundo e da redução dos deslocamentos, o planeta diminuiu as emissões de gases poluentes, e trajetos a pé e de bicicleta passaram a ser incentivados para evitar aglomerações. Isso fez urbanistas pensarem as cidades sob uma ótica mais sustentável.

Mesmo com medidas de segurança sanitária, passageiros deixaram de utilizar transporte coletivo (Fonte: Pexels/Ketut Subiyanto)
Mesmo com medidas de segurança sanitária, muitos passageiros deixaram de utilizar transporte coletivo. (Fonte: Pexels/Ketut Subiyanto)

A quarentena provocou um processo de reflexão sobre o futuro da mobilidade urbana entre gestores públicos e na sociedade civil. Problemas antigos, como o crescimento dos engarrafamentos, a poluição do ar e a redução do número de passageiros no transporte coletivo, ganharam mais atenção nesse período.

Confira mais dicas para se dar bem no vestibular

Muitas cidades ganharam, por exemplo, ciclovias temporárias para incentivar aquilo que é conhecido como mobilidade ativa (feita com bike ou a pé). Muitas dessas estruturas devem permanecer mesmo com o fim da crise sanitária. Portanto, especialistas têm aproveitado o momento para pensar e promover melhorias que já eram necessárias há um bom tempo.

Crise do transporte coletivo

A contaminação por covid-19 fez com que muitas pessoas evitassem deslocamentos usando metrô, trens e ônibus ainda que as empresas de transporte público realizassem ações voltadas à segurança sanitária dos veículos, como medidas de higienização e janelas abertas para renovação de ar.

Apesar do esforço das empresas, o número de passageiros do transporte coletivo chegou a cair pela metade no Brasil, o que pode levar o setor ao colapso financeiro, segundo um levantamento preliminar da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de evitar lugares fechados, o número de ciclistas nas ruas aumentou. Uma prova disso é o crescimento acelerado das vendas de bicicletas — em agosto foi registrada alta de 83% em comparação ao mesmo mês em 2019, de acordo com informações da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas.

Mais espaços para pedestres e ciclistas

O aumento repentino de bicicletas não foi a única transformação ocorrida nas ruas das cidades. Durante o auge da quarentena, com boa parte das pessoas trabalhando em home office, percebeu-se uma melhora significativa no ar da cidade, devido à circulação quase nula de automóveis.

Nesse contexto, o chamado urbanismo tático foi utilizado largamente em todo o mundo. A estratégia promove ações rápidas e simples, de forma temporária, que têm um alto impacto no desenho urbano e serve para experimentar mudanças antes de se tornarem permanentes.

Entre as medidas adotadas, estão o alargamento de calçadas, a abertura de ciclovias temporárias e o fechamento de ruas para carros. Isso pode ajudar a evitar a poluição e fomentar deslocamentos com maior distanciamento social.

Mudanças permanentes

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

As transformações na mobilidade urbana provocadas pelo coronavírus devem continuar a fazer parte da paisagem das cidades durante os próximos anos. As mudanças realizadas de forma temporária têm tudo para se tornarem permanentes dentro do contexto do chamado “novo normal”.

A tendência é global. E as readequações não acontecem apenas nas capitais e grandes cidades. Itu, no interior de São Paulo, por exemplo, aproveitou o momento para revitalizar e melhorar a mobilidade urbana em parte de seu centro histórico.

Espaços que antes eram destinados para o estacionamento de veículos se transformaram em calçadas, ciclovias e até bancos para descansar e admirar o patrimônio cultural. A região foi preparada também para receber eventos culturais e turísticos.

1170cookie-checkAtualidades: como a pandemia tem impactado a mobilidade urbana?