7 documentários para entender o mundo contemporâneo

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O mundo contemporâneo é extremamente complexo, e assistir a documentários é uma boa oportunidade de se inteirar sobre diversas questões que atravessam os atuais contextos político, social e econômico de todo o planeta. O domínio desses temas pode colocar você à frente de muitos candidatos no vestibular, que normalmente cobra assuntos bem atuais em todas as disciplinas. Confira algumas sugestões de títulos para enriquecer seu conhecimento de mundo.

1. Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo (2014)

(Fonte: Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo/Divulgação)

A série de documentários Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo é uma continuação da série Cosmos, que foi um verdadeiro sucesso nos anos 1980. Os episódios fazem pensar sobre mistérios do universo muito debatidos hoje, com curiosidades incríveis sobre estrelas, planetas, cometas, galáxias e todo o universo cósmico que é desconhecido pela maioria das pessoas. A produção é recheada de animações e efeitos especiais e tem a presença de diversas celebridades de Hollywood.

2. Minimalism: A Documentary About The Important Things (2015)

(Fonte: Minimalism: A Documentary About The Important Things/Divulgação)

O documentário é conduzido por Ryan Nicodemus e Joshua Milburn, que perseguiam o tão almejado “sonho americano”, pautado na busca por conquistas materiais, quando perceberam que aquilo não era o que realmente importava na vida. A série traz à luz uma tendência muito atual, de se voltar para um consumo mais consciente e sem excessos.

3. Blackfish: Fúria Animal (2013)

(Fonte: Blackfish/Divulgação)‌‌

Um dos parques mais famosos do mundo é o Sea World, localizado nos Estados Unidos, no qual há uma série de atrações e shows envolvendo animais marinhos. Ao contrário do que se pensa, a premissa de respeito à natureza foi quebrada quando uma orca matou a própria treinadora, com quem supostamente tinha uma relação amigável. A ideia desse documentário é mostrar o quanto a vida dos animais em cativeiro pode ser cruel e estressante.

4. The True Cost (2015)

‌‌(Fonte: The True Cost/Divulgação)

O filme faz uma crítica ácida e dura à indústria da moda e mostra o cenário de exploração dos trabalhadores nas linhas de produção. É apresentada uma análise profunda e detalhada sobre o consumo em massa e quais são as consequências nos níveis social e econômico da exploração de mão de obra barata em todo o mundo.

5. Obsolescência Programada (2016)

(Fonte: Comprar Tirar Comprar/Divulgação)

Trata-se de um documentário espanhol, dirigido por Cosima Dannoritzer, no qual é revelada a estratégia da indústria para instigar os consumidores a comprarem novos produtos. A ideia nada mais é do que a chamada obsolescência programada, na qual os produtos têm uma vida útil propositalmente mais curta. O filme mostra como era a durabilidade dos produtos até determinado período do século 20 e como isso foi se transformando.

6. O Dinheiro Como Dívida (2006)

(Fonte: Money as Debt/Divulgação)‌‌

Nos dias atuais, as dívidas das pessoas e das empresas atingiram níveis inimagináveis. E uma dúvida fica no ar: de onde vem tanto dinheiro? De onde surge capital o bastante para ser emprestado? Segundo o documentário, a resposta é: não existe. A obra busca explicar como funciona o sistema financeiro em todo o planeta.

7. Ilha das Flores (1989)

CURTAS_CLÁSSICOS! data-lazy-src=
7650cookie-check7 documentários para entender o mundo contemporâneono