5 campanhas de Black Friday bem-sucedidas no Brasil

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Todo grande publicitário sonha com o dia em que conseguirá emplacar uma campanha de sucesso, e a Black Friday é um dos momentos mais propícios para isso acontecer. Em 2019, a data rendeu cerca de R$ 3,2 bilhões para os cofres do varejo online brasileiro, segundo dados da Ebit/Nielsen.

O dia foi importado dos Estados Unidos e inaugura o período de compras natalinas com uma grande quantidade de descontos. Conheça alguns dos cases que ajudaram empresas a impulsionar suas vendas e trouxeram novidades para o mundo da propaganda.

1. Netshoes

Em 2014, a Netshoes voltou seus esforços para a criação da Sport Friday, que oferecia itens com até 70% de desconto e personalização gratuita de produtos. Como resultado, conseguiu duplicar o número de vendas para novos clientes em comparação com o ano anterior e obteve 60% a mais de tráfego online em relação à edição de 2012 da Black Friday. A procura pelos produtos personalizados subiu 214% em comparação com as 3 semanas anteriores à ação.

2. Burger King

(Fonte: Burger King/Divulgação)
(Fonte: Burger King/Divulgação)

O Burger King prometeu 1 milhão de cupons de desconto de até 70% durante a campanha Jogos Grelhados em 2020. Tendo em vista o cenário atual, com a pandemia do novo coronavírus, e pensando no conceito de gamificação, a marca decidiu liberar as promoções para os consumidores que conseguissem destravá-las em uma série de jogos online. Dessa forma, evitam-se as aglomerações nas lojas físicas e aumenta-se o fluxo de usuários nas páginas da empresa.

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3. Mercado Livre

(Fonte: Mercado Livre/Divulgação)
(Fonte: Mercado Livre/Divulgação)

Em 2013, o Mercado Livre investiu pesado nas plataformas Google Search e Google Display para alavancar suas vendas na Black Friday. Por meio da verba em publicidade, a empresa conseguiu se posicionar nos mecanismos de busca online como uma das principais referências de bons preços. Com frete grátis e parcelamento sem juros, o obteve crescimento de 46% nas vendas no dia do evento em relação ao mesmo período de 2012.

4. Dafiti

A Dafiti optou por uma pegada inovadora na Black Friday e decidiu brincar com o conceito da Color Week, uma semana inteira de descontos dividido por cores (White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday e Black Friday); dessa forma, a cada dia produtos com determinada cor eram alvos dos famosos códigos profissionais. A empresa também optou por fazer larga divulgação por meio de YouTube, Google Ads e propagandas pagas em portais da internet; em retorno, conseguiu alavancar o número de vendas durante os 7 dias em comparação a qualquer outra semana do ano.

5. OQVestir

Para fechar a lista, o case da loja brasileira de varejo de moda OQVestir é um dos mais relevantes sobre a importância da propaganda no sucesso de uma empresa. Em 2013, a marca apostou em um planejamento estratégico coordenado de produtos e divulgações na tentativa de angariar clientes. Com grande foco de divulgação audiovisual pelo YouTube, a companhia criou uma página específica para os descontos da Black Friday, melhorou seu sistema de busca por produtos na loja virtual e alcançou crescimento de 700% nas vendas se comparado ao ano anterior.

Fonte: Exame e Burger King.

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