7 dicas para ajudar a manter o foco durante os estudos

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Estudar é essencial para relembrar conteúdos aprendidos, fixar matérias de vez na memória e realizar exercícios para dominar fórmulas e problemas das mais variadas disciplinas.

Mas fazer isso vai muito além de simplesmente ler bastante: é preciso ter foco, concentração e muito empenho para fazer as horas de aprendizado valerem a pena. Para isso, você pode seguir algumas técnicas rápidas para aprimorar os seus estudos.

As dicas são aparentemente simples, mas podem fazer toda a diferença e ajudar na hora de manter a tranquilidade para alcançar o melhor resultado possível na hora da prova.

1. Estudar com antecedência

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Planejamento é a palavra-chave para o início de um período de estudos, então tenha sempre um calendário próximo para saber quanto tempo falta para a realização da prova e em que dias da semana você tirará folgas.

Quanto antes você começa a estudar, melhor; afinal, é mais tempo para cobrir todos os conteúdos possíveis, tirar dúvidas com professores e realizar exercícios.

2. Ambiente livre de distrações

O lugar dos estudos define boa parte do seu foco e deve ser muito bem escolhido. Primeiramente, o ambiente precisa ser organizado, arejado e bem iluminado, próprio para que você permaneça quanto tempo for necessário.

Evite ao máximo as distrações. Deixe eletrônicos de lado mantenha o celular fora do campo de visão ou até mesmo desligado. No caso de estudos no computador, desligue a conexão para resistir às tentações de acessar redes sociais ou navegar pela internet.

Ouvir música não é proibido, mas antes teste o seu foco de acordo com o volume e até o idioma do que será colocado para tocar. Às vezes, ouvir faixas instrumentais é o mais indicado, pois as letras podem dificultar a sua concentração.

3. Estômago cheio, mas nem tanto

A alimentação pode parecer menos importante quando você quer passar horas trancado no quarto com os livros, mas é exatamente o contrário. As refeições diárias se transformam em energia para que o aluno vença as sessões de estudo e tenha vontade de continuar.

O café da manhã é importante para manter o apetite controlado e possibilitar bom rendimento logo no início do dia. As refeições precisam ser reforçadas, mas tenha cuidado para não exagerar no almoço, pois a digestão de alimentos pesados ou muito gordurosos pode prejudicar o desempenho nas horas seguintes.

Durante os estudos, não se esqueça de deixar um lanchinho mais leve por perto, junto de água para se manter sempre hidratado.

4. Escrever ajuda a memorizar

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Uma técnica bem aceita para memorizar os conteúdos é escrever o máximo possível, seja em exercícios, seja na produção de resumos. Tenha sempre em mãos papel e caneta para fazer esquemas, repetir fórmulas ou nomes e fixar os detalhes de uma matéria.

Além disso, revisar os ensinamentos de uma disciplina logo depois da aula também é uma boa estratégia, já que o conteúdo ainda está “fresco” e é relembrado de forma mais orgânica.

5. Crie uma rotina de estudos

Quanto mais uma tarefa se tornar natural, melhor. Por isso, procure estabelecer uma rotina bem definida para revisar conteúdos, com hora para começar e terminar. Encontre o melhor período possível do dia para estudar, descobrindo aquele momento em que você está bem concentrado e rende mais.

Procure também definir metas, objetivos e pequenas recompensas. Isso ajuda a acompanhar as próprias conquistas, traçar estratégias e continuar animado até a hora do vestibular.

6. Fique dentro do seu limite

A vontade de estudar e passar no vestibular pode ser alta, mas o seu corpo precisa ser respeitado! Mantenha um ciclo regular de sono e observe os seus limites, o que significa descansar ou desacelerar quando for necessário.

Horários de sono devem ser seguidos à risca, especialmente nos dias anteriores à prova. Controle o cansaço físico, pois isso também reflete no desempenho da sua concentração: fazer exercícios físicos durante o dia é muito recomendado, mas não exagere para que tenha energia também para os livros.

7. Mantenha a autoestima

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Se você está disposto a seguir todas essas dicas, há mais uma que precisa ser levada em conta: não desista! Tenha em mente o seu objetivo final, continue focado ao longo das semanas e faça a prova com confiança.

A recompensa virá depois do trabalho duro e, após conquistar a tão sonhada vaga na faculdade, você agradecerá a si mesmo por ter se empenhado tanto nos estudos.

Confira mais dicas para se dar bem no vestibular

720cookie-check7 dicas para ajudar a manter o foco durante os estudos