6 curiosidades sobre Sherlock Holmes

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Poucos personagens da ficção parecem tão reais quanto Sherlock Holmes. A popularidade do detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle ganhou vida nas dezenas de adaptações do cinema e na imaginação de gerações de leitores. 

Apresentado ao grande público em 1887, no livro Um Estudo em Vermelho, Sherlock Holmes é um detetive brilhante que usa a lógica dedutiva e a metodologia científica para desvendar os mistérios que a polícia britânica Scotland Yard não consegue. 

Apesar de ser tão famoso, ainda há muitas curiosidades sobre Holmes que a maioria das pessoas não sabe. Vamos conhecer algumas? Confira!

1. O detetive foi baseado no professor do autor

A inspiração para o detetive veio do professor do autor. (Fonte: Tenor)
A inspiração para o detetive veio do professor do autor. (Fonte: Tenor)

Uma das características mais extraordinárias de Holmes é poder tirar conclusões acertadas apenas com a observação de detalhes que as pessoas deixam passar.  Essa incrível habilidade de observação foi inspirada no cirurgião Dr. Joseph Bell, professor de Medicina de Conan Doyle, na Universidade de Edimburgo. Curiosamente, o escritor era como uma espécie de assistente do professor, o que lembra bastante o personagem Watson.  

2. A sua casa existe em Londres

A casa de Sherlock pode ser visitada por turistas. (Fonte: Tenor)
A casa de Sherlock pode ser visitada por turistas. (Fonte: Tenor)

Apesar de Sherlock ser fictício, o endereço dele não é. A localização da Rua Baker 221b realmente existe em Londres: o lugar funciona como um museu em homenagem ao personagem. 

A casa de três andares exibe os pertences de Holmes e Watson como se eles realmente morassem lá, além do escritório do detetive. 

3. Ele morreu e foi ressuscitado após pressão dos fãs

A morte do personagem causou revolta nos fãs. (Fonte: Tenor)
A morte do personagem causou revolta nos fãs. (Fonte: Tenor)

Para se dedicar a outros romances, Arthur Conan Doyle decidiu colocar um fim em Sherlock Holmes em 1893, na história O Problema Final, quando o detetive e seu inimigo Moriarty despencam das cataratas de Reichenbach. 

Mas a reação dos fãs foi catastrófica. De acordo com a BBC, mais de 20 mil leitores da revista Strand – que publicava as histórias – cancelaram suas assinaturas, causando um grande prejuízo. O autor finalmente ressuscitou o personagem em A Casa Vazia, de 1903. 

4. A sua famosa frase nunca esteve nos livros

A origem da frase gera especulações. (Fonte: Tenor)
A origem da frase gera especulações. (Fonte: Tenor)

Apesar de ser usada incansavelmente para se referir ao detetive, a frase “Elementar, meu caro Watson” nunca apareceu nas histórias originais. A frase é creditada ao autor Pelham Wodehouse, no livro Psmith Journalist, de 1915, quando um personagem faz referência a Holmes e pronuncia as famosas palavras. 

No entanto, o Oxford English Dictionary questiona se a autoria é realmente essa, já que o termo já era usado em jornais antes do livro de Wodehouse.  

5. A aparência icônica do personagem não veio só do livro

O visual do detetive passou a referenciá-lo em diversas produções. (Fonte: Tenor)
O visual do detetive passou a referenciá-lo em diversas produções. (Fonte: Tenor)

O icônico chapéu e o cachimbo curvado — marcas registradas de Sherlock Holmes — vieram depois do livro. O chapéu foi incluído pelo ilustrador Sidney Paget nas gravuras das histórias publicadas na revista Strand, em 1891. 

Já o cachimbo, que aparece na obra, havia sido desenhado de forma reta na ilustração de Paget. Mas na peça teatral de William Gillette, em 1899, o cachimbo ganhou o aspecto curvado, que se tornou presença obrigatória em diversas adaptações posteriores. 

6. A obra ganhou tantas adaptações que entrou para o Guiness

Diversos atores já interpretaram o personagem. (Fonte: Tenor)
Diversos atores já interpretaram o personagem. (Fonte: Tenor)

Até 2012, Sherlock Holmes havia sido adaptado 254 vezes para as telas, o que o fez entrar para o Guiness World Records como o personagem mais interpretado na TV e no cinema. Holmes ganhou vida com mais de 75 atores, dentre eles Christopher Lee, Christopher Plummer e Roger Moore. 

Recentemente, foi interpretado por Robert Downey Jr. e Ian McKellen nos cinemas e por Benedict Cumberbatch em uma série da BBC. A sua aparição mais recente foi no filme Enola Holmes, interpretado por Henry Cavill.

Fonte: Guia dos Curiosos, BBC, Guiness, Guia do Estudante, Tudo sobre Londres, Infoescola, TAG.

28634cookie-check6 curiosidades sobre Sherlock Holmes