5 possibilidades de atuação para o profissional de marketing 

A área de marketing é essencial em empresas de diferentes tamanhos, especialmente em um cenário no qual o comportamento dos consumidores é cada vez mais pautado pelas tendências digitais.  

O profissional dessa área precisa se conectar com o público de forma ágil e estratégica, visando não apenas o impulsionamento de vendas, mas também o fortalecimento da imagem da marca e a mobilização de audiências variadas.  

Com o aumento da relevância das redes sociais, do marketing de conteúdo e da análise de dados, a carreira no marketing ganhou novas possibilidades, que exigem dos profissionais habilidades e perfis diferentes. Nem sempre independentes, essas áreas se complementam e, no dia a dia, é possível atuar em mais de uma dessas frentes.  

Se você está pensando em começar sua carreira no setor de marketing, descubra neste artigo um pouco mais sobre as principais áreas de atuação e suas funções!  

1) Marketing digital 

O marketing digital é uma das maiores subáreas do marketing e, hoje em dia, uma das mais relevantes. O profissional deste segmento utiliza ferramentas como SEO (Search Engine Optimization), GEO (Generative Engine Optimization), mídias pagas, e-mail e inbound marketing, entre outras, para desenvolver e acompanhar campanhas online, com foco em atrair e converter leads para uma marca, produto ou plataforma.  

Curiosidade, pensamento analítico, criatividade e adaptabilidade são essenciais para atuar no marketing digital. 

2) Branding 

O profissional de branding se envolve na construção da identidade da marca e no planejamento das ações que reforçam isso para o público. Ele é responsável pela manutenção da imagem forte e consistente desejada de uma empresa, focando sempre em que ela seja reconhecida e valorizada pelos consumidores.  

O time de branding trabalha em parceria com outras áreas do marketing para que todos os canais, comunicações e pontos de contato com o público “falem a mesma língua”.  

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Para construir uma estratégia funcional levando esses pontos em consideração, o profissional de branding precisa equilibrar competências criativas e analíticas em diferentes níveis, por exemplo: 

3) Pesquisa de mercado 

A área de pesquisa de mercado lida com o lado mais analítico do marketing. Esse setor se apoia em dados coletados em análises sobre consumidores, concorrentes e tendências de mercado para guiar decisões sobre o desenvolvimento de produtos, estratégias de comunicação e campanhas publicitárias.  

A interface com profissionais de outras áreas do marketing também é muito necessária neste caso, e quem trabalha com pesquisa de mercado precisa ser organizado e analítico.  Ferramentas de análise e metodologias de pesquisa fazem parte do dia a dia dessa área. 

4) Desenvolvimento de produtos 

A área de desenvolvimento de produtos, dentro do marketing, é o ponto de ligação entre o mercado, o consumidor e os times de criação e inovação. Ela planeja e coordena o processo de criação ou melhoria de um produto, sempre pensando em atender as necessidades do público-alvo e gerar valor para a marca.  

Esses profissionais acompanham o antes, durante e o depois de um lançamento, inclusive sua aceitação e desempenho no mercado. Visão estratégica, pensamento analítico, criatividade e capacidade de comunicação são algumas das habilidades mais necessárias nessa área.  

5) Gerenciamento de redes sociais 

Integrando o marketing digital, o setor de gerenciamento de redes sociais faz o planejamento, estratégia, gerenciamento e criação de conteúdo para as redes sociais de uma marca.  

Depois da publicação, a análise de resultados também faz parte do dia a dia: mais uma vez, a criatividade anda de mãos dadas com a capacidade analítica. A construção da presença digital da marca e o fortalecimento de seu posicionamento por meio das redes sociais também estão entre as atribuições dos profissionais dessa área.  

O início de uma carreira começa com a graduação 

Ainda que os diferentes segmentos tenham seus papéis muito bem estabelecidos, na prática, eles não costumam ser independentes. O time de marketing de muitas empresas é formado por representantes de cada um deles.  

A interseção acontece com facilidade no dia a dia, mas antes do mercado de trabalho, estas carreiras também começam no mesmo lugar: a graduação em Publicidade e Propaganda.  

Ela forma profissionais criativos e estratégicos, responsáveis por construir marcas e conectar empresas com seus consumidores de diferentes formas, unindo comunicação, criatividade e análise de mercado.  

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