Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
O universo da Matemática pode assustar algumas pessoas, mas garantimos que há muitos motivos para se encantar com ele. Mesmo que essa não seja sua matéria favorita, é importante conhecer conceitos importantes da área.
A boa notícia é que você pode adquirir esses conhecimentos enquanto “descansa” a mente. Para isso, confira a seguir uma lista com cinco filmes que têm a matemática como plano de fundo.
O Jogo da Imitação (The Imitation Game) é um longa-metragem de 2014 que se baseia na história real do gênio da Matemática e pai da Computação, Alan Turing (1912-1954).
A obra se passa em plena Segunda Guerra Mundial, quando o governo britânico organiza uma equipe a fim de decifrar o Enigma, código utilizado pelos alemães para enviar mensagens aos submarinos.
Entre os especialistas está Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático focado no trabalho e que apresenta dificuldades de se relacionar com quase todos à sua volta. Apesar do caráter intransigente, em pouco tempo ele passa a liderar a equipe em seu grande projeto de construir uma máquina capaz de analisar, em apenas 18 horas, todas as possibilidades de codificação do Enigma. Em 2015, O Jogo da Imitação foi vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Em Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind), de 2001, Russell Crowe interpreta o matemático americano John Nash (1928-2015), que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais.
O longa-metragem mostra como, aos 21 anos, o gênio matemático formulou um teorema que o tornou aclamado. Além disso, aborda a batalha de Nash contra a esquizofrenia. Depois de anos lutando para se recuperar desse transtorno, ele foi premiado em 1994 com o Nobel de Ciências Econômicas. Em 2002, o filme venceu em quatro categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante.
Também baseado em uma história real, Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures), de 2016, se passa na época da Guerra Fria. Enquanto Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial, a sociedade norte-americana vive um período de forte segregação racial.
Essa realidade se reflete também na Agência Espacial Americana (NASA), onde trabalham Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). As três amigas são matemáticas negras que, além de provarem sua competência diariamente, precisam enfrentar o preconceito para obter reconhecimento na hierarquia da NASA.
Baseado na biografia de Stephen Hawking, A Teoria de Tudo (The Theory of Everything) mostra como o jovem astrofísico — vivido por Eddie Redmayne — fez descobertas bem importantes sobre o tempo.
Além disso, o filme de 2014 retrata o romance dele com a aluna Jane Wide (Felicity Jones), de Cambridge, bem como o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA) que ele recebeu quando tinha somente 21 anos. A Teoria de Tudo rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de Melhor Ator em 2015.
Diferentemente dos filmes anteriores, Gênio Indomável (Good Will Hunting) não se baseia em uma história biográfica real. O longa-metragem de 1997, estrelado por Matt Damon e Robin Williams, acompanha a história de um jovem de 20 anos que acumula passagens pela polícia e tem dificuldades para lidar com as emoções.
Enquanto trabalha como servente em uma universidade de Boston, Will revela ter grande habilidade com a matemática ao resolver um teorema proposto por um professor a seus alunos. Embora seja obrigado a fazer terapia por determinação legal, ele debocha de todos os psicólogos, até se identificar com um deles, Sean Maguire. O filme venceu em duas categorias do Oscar em 1998: Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original.
Fontes: IMPA e Professores de Matemática.