5 filmes para se encantar pelo mundo da Matemática

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O universo da Matemática pode assustar algumas pessoas, mas garantimos que há muitos motivos para se encantar com ele. Mesmo que essa não seja sua matéria favorita, é importante conhecer conceitos importantes da área. 

A boa notícia é que você pode adquirir esses conhecimentos enquanto “descansa” a mente. Para isso, confira a seguir uma lista com cinco filmes que têm a matemática como plano de fundo.

1. O Jogo da Imitação

 O Jogo da Imitação (The Imitation Game) é um longa-metragem de 2014 que se baseia na história real do gênio da Matemática e pai da Computação, Alan Turing (1912-1954). 

A obra se passa em plena Segunda Guerra Mundial, quando o governo britânico organiza uma equipe a fim de decifrar o Enigma, código utilizado pelos alemães para enviar mensagens aos submarinos.

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

Entre os especialistas está Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático focado no trabalho e que apresenta dificuldades de se relacionar com quase todos à sua volta. Apesar do caráter intransigente, em pouco tempo ele passa a liderar a equipe em seu grande projeto de construir uma máquina capaz de analisar, em apenas 18 horas, todas as possibilidades de codificação do Enigma. Em 2015, O Jogo da Imitação foi vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. 

2. Uma Mente Brilhante

Em Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind), de 2001, Russell Crowe interpreta o matemático americano John Nash (1928-2015), que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais.

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

O longa-metragem mostra como, aos 21 anos, o gênio matemático formulou um teorema que o tornou aclamado. Além disso,  aborda a batalha de Nash contra a esquizofrenia. Depois de anos lutando para se recuperar desse transtorno, ele foi premiado em 1994 com o Nobel de Ciências Econômicas. Em 2002, o filme venceu em quatro categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante.

3. Estrelas Além do Tempo

Também baseado em uma história real,  Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures), de 2016, se passa na época da Guerra Fria. Enquanto Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial, a sociedade norte-americana vive um período de forte segregação racial. 

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

Essa realidade se reflete também na Agência Espacial Americana (NASA), onde trabalham Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). As três amigas são matemáticas negras que, além de provarem sua competência diariamente, precisam enfrentar o preconceito para obter reconhecimento na hierarquia da NASA.

4. A Teoria de Tudo

Baseado na biografia de Stephen Hawking, A Teoria de Tudo (The Theory of Everything) mostra como o jovem astrofísico — vivido por Eddie Redmayne — fez descobertas bem importantes sobre o tempo. 

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

Além disso, o filme de 2014 retrata o romance dele com a aluna Jane Wide (Felicity Jones), de Cambridge, bem como o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA) que ele recebeu quando tinha somente 21 anos. A Teoria de Tudo rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de Melhor Ator em 2015.

5. Gênio Indomável

Diferentemente dos filmes anteriores, Gênio Indomável (Good Will Hunting) não se baseia em uma história biográfica real. O longa-metragem de 1997, estrelado por Matt Damon e Robin Williams, acompanha a história de um jovem de 20 anos que acumula passagens pela polícia e tem dificuldades para lidar com as emoções.

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

Enquanto trabalha como servente em uma universidade de Boston, Will revela ter grande habilidade com a matemática ao resolver um teorema proposto por um professor a seus alunos. Embora seja obrigado a fazer terapia por determinação legal, ele debocha de todos os psicólogos, até se identificar com um deles, Sean Maguire. O filme venceu em duas categorias do Oscar em 1998: Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original.

Fontes: IMPA e Professores de Matemática.

37170cookie-check5 filmes para se encantar pelo mundo da Matemática