5 dicas para definir o tempo de estudo diário para o vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O vestibular é um dos momentos mais esperados da vida estudantil, porque o desempenho nessa prova define a área de formação e aspectos importantes sobre a vida profissional.

Confira mais dicas para se destacar no vestibular

Uma das questões em que os estudantes mais apresentam dúvida é: quanto tempo por dia devo dedicar à preparação para o vestibular? Acompanhe um passo a passo para organizar seus estudos e saber qual é o tempo ideal de estudo.

1. Conheça o conteúdo programático

list scroll GIF
(Fonte: Giphy)

Saber quais são os tópicos cobrados na prova e a forma como eles aparecem é fundamental se você deseja ter um bom desempenho. Por essa razão, é comum que um estudante com ótima nota em determinada prova não tenha o mesmo rendimento em outra. Ao escolher a universidade dos seus sonhos, não deixe de verificar como as perguntas são formuladas e qual é o conteúdo abordado.

Coloque todo esse material em uma planilha e contabilize o tempo aproximado que levará para passar por todos os assuntos. Para cada tópico, contabilize ao menos 2 horas de exercícios.

2. Provas anteriores

mr bean lol GIF by britbox
(Fonte: Giphy)

Coloque na sua contagem de tempo, horários periódicos para resolver questões de vestibulares anteriores. É importante conhecer atividades gerais sobre o assunto, mas simular a resolução de testes a cada 15 dias ou mensalmente vai deixá-lo mais íntimo do modelo de prova que você pretende prestar.

3. Analise o tempo que você tem até o vestibular

Hurry Up GIF
(Fonte: Giphy)

Quando já há uma base sobre o que estudar, é hora de verificar a disponibilidade. Você precisará conciliar estudo e trabalho? Ainda está no Ensino Médio e deseja adiantar os conteúdos para terminar o ano mais preparado? Considere as variáveis que alteram sua jornada de estudos e faça uma análise de quantas horas por semana é possível destinar a ela.

Uma dica importante: procure tomar uma decisão sensata. Não seja pouco exigente, mas faça planos factíveis. Lazer, convívio com a família e tempo para se informar são elementos importantes, então destine períodos a isso também.

Feito isso, é hora de verificar quantas semanas há até o dia da prova; assim, é possível pensar o tamanho dos ciclos semanais e quantos serão necessários ao longo do período de preparação.

4. Organize blocos de conteúdo e encaixe nas semanas

oc jobs GIF
(Fonte: Giphy)

Com o conteúdo programático em mãos, organize blocos de estudo de cada matéria ao longo da semana. Estude mais de uma disciplina por dia, para a mente não cansar demais, e alterne os tipos de raciocínio: se estudou Matemática, é bom que o próximo conteúdo seja de ciências humanas.

Existem algumas plataformas pré-vestibulares na internet que, além de terem boas aulas e material didático interessante, oferecem esquemas de estudo pré-organizados em semanas. É uma boa forma de planejar a preparação no tempo disponível.

5. Revise

exams GIF
(Fonte: Giphy)

Ao montar os blocos de estudo, deixe janelas periódicas para revisão, considerando que resumos e mapas mentais são boas táticas de rememoração. Os dias de revisão podem ser importantes para rever conteúdos passados e fazer mais questões de provas anteriores, além de redações.

Fonte: Brasil Escola, Blog Enem, Guia Carreira

350cookie-check5 dicas para definir o tempo de estudo diário para o vestibular