4 séries com viagem no tempo para aprender mais sobre história

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A viagem no tempo tem o poder de instigar o ser humano com frequência, tanto que essa possibilidade já foi desenvolvida em livros, filmes e séries diversas vezes. É intrigante imaginar o que poderia acontecer se outra decisão fosse tomada no passado — ou no futuro. E pensar nisso significa pensar necessariamente em história.

Por esse motivo, selecionamos quatro séries com essa abordagem e que dão algumas informações sobre contextos históricos. Que tal aprender um pouco ao mesmo tempo em que se diverte?

1. Dark

Lançada em 2017, Dark se passa na cidade fictícia de Winden, na Alemanha, onde uma criança desaparece misteriosamente e traz à tona segredos e conexões entre quatro famílias: Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann.

(Fonte: Netflix/Divulgação)
(Fonte: Netflix/Divulgação)

A história tem início em 2019, porém, ao longo das três temporadas, há viagens no tempo até vários outros anos, como 1888, 1953 e 1986. Inevitavelmente, tudo isso permite que os espectadores vejam um pouco do contexto histórico de cada época enquanto acompanham a jornada dos personagens.

A série alemã Dark reúne drama, suspense e ficção científica e pode ser assistida na Netflix.

2. Outlander

Outlander se baseia em livros da autora Diana Gabaldon e é focada em Claire, uma enfermeira do exército inglês. Ela reencontra o marido, Frank, após o fim da Segunda Guerra Mundial e viaja com ele para Inverness, na Escócia, depois de anos separados pelo confronto. 

Tudo parece bem até que, ao visitar Craigh na Dun, um local considerado mágico, ela volta sozinha no tempo e se vê em 1743, em meio aos levantes jacobitas, e lá conhece Jamie, um romântico guerreiro escocês por quem se apaixona.

(Fonte: Netflix/Divulgação)
(Fonte: Netflix/Divulgação)

Enquanto acompanhamos as aventuras de Claire, aprendemos um pouco sobre as épocas retratadas sob uma perspectiva nova: uma viajante no tempo lidando com os perigos de ser descoberta.

Outlander foi renovada para a sexta temporada e pode ser assistida na Netflix.

3. Doctor Who

É impossível tratar de séries com viagens no tempo e não incluir Doctor Who na lista. A produção da BBC existe desde 1963 e acompanha as aventuras de Doutor, um Senhor do Tempo que explora o Universo em sua máquina do tempo: a famosa TARDIS, que assume a forma de uma cabine telefônica policial britânica da década de 1960. 

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

Um detalhe bem relevante é que o protagonista tem a habilidade de se regenerar para escapar da morte, então pode mudar de corpo, rosto e até personalidade. É exatamente essa característica que permite que a série seja tão duradoura, pois admite que diferentes atores assumam o papel de Doutor. A propósito, atualmente é uma mulher.

Com companheiros alienígenas e humanos, Doutor protege a Terra e o Cosmos contra perigos enquanto explora todos os cantos do tempo e do espaço — mas não sem algumas confusões.

A versão original de Doctor Who existiu entre 1963 e 1989. Depois de um hiato considerável, voltou às telas em 2005 e pode ser assistida no Globoplay.

4. Timeless

Em Timeless, série repleta de ação e aventura, um criminoso misterioso rouba uma máquina do tempo secreta super avançada a fim de causar destruição, fazendo mudanças no passado.

Cabe então a um trio inusitado, formado por um cientista, um soldado e uma professora de História, a tarefa de tentar impedir eventos cruciais. Alguns dos momentos históricos retratados incluem a Alemanha nazista, o assassinato de Abraham Lincoln e Watergate.

(Fonte: NBC/Divulgação)
(Fonte: NBC/Divulgação)

A série tem duas temporadas completas e mais um episódio final, dividido em duas partes, que foi encomendado pela NBC para que a história pudesse ser concluída após o cancelamento.

Fonte: TecMundo, BBC e Netflix.

37032cookie-check4 séries com viagem no tempo para aprender mais sobre história