Teologia versus Filosofia: qual curso tem mais a ver com você?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Teologia e Filosofia são cursos ideais para quem gosta de ler, pesquisar e refletir. Ambos apresentam questões fundamentais para a compreensão e o desenvolvimento dos seres humanos. Porém, eles são diferentes e geram dúvidas entre estudantes que vão prestar vestibular.

Continue a leitura para saber quais são as semelhanças e as diferenças entre Teologia e Filosofia.

Teologia: o curso e o mercado de trabalho

Fonte: Giphy

Teologia é um estudo voltado às religiões como um todo, considerando seu papel na sociedade, seu contexto histórico, seu desenvolvimento e sua importância geral. Na universidade, o curso superior tem duração média de 4 anos, e seu objetivo pode ser diferente dependendo da instituição de ensino.

Em algumas faculdades, por exemplo, o foco é no estudo de diversas escrituras sagradas. Em outras, a análise sociológica das religiões é a parte mais importante. Nas instituições que oferecem licenciatura na área, os alunos também estudam Didática e outras disciplinas relacionadas à educação.

A grade curricular varia muito, mas normalmente envolve o estudo de idiomas antigos, como hebraico, algumas opções de Psicologia, Sociologia e Filosofia, além da análise específica de textos sagrados.

No mercado de trabalho, a Teologia é encontrada em diversas áreas. Uma das mais comuns, quando pensamos no curso, é o caminho do ministério religioso, mas teólogos também podem ser pesquisadores, professores e profissionais do mercado editorial, escrevendo, revisando, traduzindo e editando textos religiosos. Algumas empresas também contratam teólogos para auxiliar os seus profissionais em momentos delicados.

Filosofia: da graduação à atuação

(Fonte: Giphy)

A Filosofia procura investigar e questionar os fundamentos da humanidade, da natureza e do universo como um todo, refletindo questões éticas, políticas, metafísicas e morais. Quem estuda Filosofia normalmente o faz por meio de textos de grandes filósofos, mas o objetivo não é reproduzir e aceitar o que foi escrito: a área prega a reflexão, os questionamentos e o enfrentamento de ideias.

No curso, que geralmente dura 4 anos, são lidos os principais filósofos, como Platão, Aristóteles, Descartes, Locke e Rousseau; analisadas as correntes filosóficas, seus contextos históricos e como elas funcionavam em cada época; além de estudadas Sociologia, Política e Psicologia. Nos cursos de licenciatura também há matérias relacionadas à educação.

No mercado de trabalho, o profissional da área pode ser tornar professor, crítico ou pesquisador. Algumas empresas também contratam filósofos para ajudar no desenvolvimento e na motivação da equipe.

O que é melhor para mim?

Fonte: Giphy

A Teologia e a Filosofia têm suas semelhanças tanto na grade curricular quanto no mercado de trabalho. Inclusive, é possível estudar um pouco de Filosofia na faculdade de Teologia e vice-versa.

A principal diferença, porém, está no enfoque: Teologia é um curso voltado para religiões, portanto você deve ter interesse no assunto para se identificar com o curso. Ler, analisar e estudar textos sagrados é uma parte fundamental da graduação, e querer se aprofundar no assunto é essencial.

Já a Filosofia não se atém a um enfoque específico: religião, sociedade, política, relações interpessoais, autoconhecimento, natureza, espaço e tempo são temas que surgem quando se estuda o assunto. É um curso mais abrangente quando se trata de analisar e questionar a condição humana.

Antes de tomar sua decisão, pesquise bastante sobre os dois cursos e confira as grades curriculares, assim você pode descobrir qual dos dois realmente tem a ver com você e com os seus objetivos.

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

4240cookie-checkTeologia versus Filosofia: qual curso tem mais a ver com você?