A aproximação de provas deixa todos com os nervos à flor da pele, mas esse período não deveria ser tão amedrontador, pelo menos se você souber se preparar para ele e não permitir que afete tanto seu psicológico e desempenho. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a tentar relaxar na época pré-provas e chegar com todo o pique para os testes.

É válido lembrar que essas dicas, apesar de bastante simples, podem auxiliar bastante a manter a concentração e a calma dos estudantes, algo imprescindível para quem vai enfrentar difíceis provas de vestibular ou faculdade.

1. Pratique exercícios físicos

O período pré-provas pode trazer ansiedade e desconforto aos estudantes, algo que vai se intensificando conforme a proximidade das datas. Para combater esses sentimentos, você pode realizar exercícios físicos com maior frequência, para aliviar a tensão e controlar o cansaço durante os estudos.

(Fonte: Giphy)
O professor de Biologia e especialista em práticas terapêuticas chinesas do Instituto Suave Corpo, Jaime Kuk, aconselha realizar exercícios durante 5 a 10 minutos durante os momentos de estudo, restaurando a musculatura, as articulações e a circulação. Praticar caminhada e outros exercícios também ajuda a tirar um pouco a mente dos estudos e, por consequência, das atribulações das provas.

2. Mantenha uma boa alimentação e cuide de seu sono

Outro bom meio de relaxar no período pré-provas é cuidar da alimentação e do sono. Inclua em sua dieta alimentos nutritivos, porém leves, fugindo dos salgadinhos e doces que geralmente acompanham as sessões de estudo.

Imagem: Reprodução/iStock

A alimentação pode acabar refletindo na qualidade do sono, um ponto importante e que ajuda a manter o período pré-provas sob controle. Ter uma noite tranquila de sono, respeitando os horários e sem tentar passar a madrugada estudando é crucial para manter uma boa saúde mental e conseguir absorver bem o conteúdo, assim como ter mais calma para lidar com o processo antes dos testes.

3. Planeje o dia da prova com antecedência

Um problema que acaba intensificando as preocupações com as provas é planejar demais o que fará no dia do teste. É importante se preparar, definindo os meios de chegar até o local de prova, separando o material correto, assim como os acessórios permitidos. Também é interessante estar calmo para sair de casa com tempo de sobra e prevenir quaisquer imprevistos com atrasos.

(Fonte: Giphy)

Parece estranho, mas perder a chance de fazer a prova é um dos pontos que mais deixam estudantes ansiosos sobre os testes, então tenha um plano A e um plano B, caso aconteça algum problema, para saber exatamente como se comportar até o grande momento.

4. Tente equilibrar estudos e hobbies

Estudar bastante é importante, mas ter um tempo para “desligar” a cabeça dos estudos também é, já que você pode absorver melhor o conteúdo depois de descansar o cérebro. Uma boa forma de fazer isso é valorizando hobbies e separando um tempo do dia para relaxar e aproveitá-los.

(Fonte: Giphy)

Assistir a uma série ou filme, ler um livro ou história em quadrinhos, brincar com animais de estimação, qualquer atividade leve que tire um pouco de seu foco na prova ajuda bastante quando você realmente precisa pensar nela.

5. Tente fazer outra coisa além de estudar na véspera

Você estudou por meses, absorveu todo o possível para o teste e chegou à véspera dele. Procure realizar atividades mais tranquilas nesse dia, evitando estudar na véspera, pois nesse momento dificilmente você conseguirá aprender algo novo que fará a diferença na prova, podendo, em alguns casos, até confundir a mente no dia seguinte.

(Fonte: Giphy)

Por isso, prepare-se com antecedência, tenha um bom período de estudos e, no dia antes da prova, siga a quarta dica e assista a um filme, saia para passear com sua família ou amigos, mas não exagere. Descanse bastante e tenha uma boa prova no dia seguinte.