Para quem está pensando em qual profissão seguir, trabalhar na área acadêmica é uma alternativa interessante de muitas maneiras. Esse ramo permite que você se dedique ao estudo de muitas ciências, artes e profissões, além de poder dar aulas, viajar para congressos, conhecer os maiores especialistas do ramo de estudo e se especializar cada vez mais.

Entenda as características do profissional acadêmico para saber se esse é o caminho certo para você.

O perfil da área acadêmica

(Fonte: Giphy)

Mesmo que cada indivíduo tenha características particulares, quem trabalha no mundo acadêmico compartilha um perfil que reúne qualidades e habilidades específicas.

Interesse nos estudos

Gostar de ler e estudar é essencial para quem decide por esse ramo, afinal essa será a tarefa principal da sua jornada de trabalho. Estudar é a base para quem quer seguir uma carreira acadêmica, e os profissionais da área nunca param de se atualizar.

Aptidão para a escrita

Ainda que a escrita, como qualquer habilidade, possa ser aperfeiçoada com o tempo, gostar de escrever artigos e livros é essencial para quem segue nessa área. Planejar, pesquisar, escrever e revisar são partes da rotina da área acadêmica.

Olhar lógico e analítico

Trabalhar com pesquisa normalmente significa ser mais atento e tirar conclusões a partir do pensamento lógico e da análise de dados e informações.

Criatividade

Fazer parte da área acadêmica significa escrever artigos e apresentar trabalhos com frequência, por isso os profissionais da área acadêmica devem ser criativos para gerar conteúdos e escolher temas que contribuam para suas pesquisas.

Habilidades de comunicação

Uma boa parte dos profissionais dessa área é composta por professores, e mesmo os que não são precisam apresentar trabalhos em seminários e congressos. Saber se comunicar e lidar com pessoas é muito importante.

Essas são algumas das características básicas dos profissionais acadêmicos, mas outras também vêm a calhar. Saber um segundo idioma, por exemplo, pode abrir muitas portas. Ser pontual, disciplinado e organizado também é fundamental.

Mas o que faz um profissional da área acadêmica no dia a dia?

A rotina do acadêmico

(Fonte: Giphy)

(Fonte: Giphy)

A rotina de um profissional dessa área é muito variada e depende de que tipo de contrato ou bolsa ele tem na instituição. Quem é professor universitário, por exemplo, precisa preparar e dar aulas, algo que um pesquisador não precisa fazer diariamente. Porém, ser apenas pesquisador é cada vez mais raro no Brasil.

Algumas atribuições comuns desses profissionais são orientar alunos na graduação e pós-graduação, desenvolver pesquisas, elaborar artigos científicos, participar da produção de livros e realizar funções administrativas em seus departamentos nas universidades e faculdades.

Além disso, o acadêmico costuma participar de eventos na área, como congressos, palestras e seminários, e compor bancas de avaliação e defesa de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado, ajudando outros profissionais do ramo a aperfeiçoarem as próprias pesquisas.

Dicas para quem quer seguir a área acadêmica

(Fonte: Giphy)

Confira algumas dicas para quem quer fazer parte do mundo acadêmico.

Comece cedo

Se você já percebeu, durante a graduação, que quer seguir a carreira acadêmica, comece a se preparar. Vá a eventos, entre em grupos de iniciação científica e participe de monitorias que vão ajudá-lo no futuro.

Estude muito

Sua carreira se baseia nos seus estudos. Esforce-se para aprender sempre mais e crescer como profissional, não se limite à média, peça ajuda aos professores e pegue recomendações de leituras para se aperfeiçoar ainda mais.

Faça contatos

Ser um bom profissional acadêmico depende de um bom networking. Aproxime-se de professores, pós-graduandos e colegas que se interessem pelo mesmo ramo que você.

Você pensa em seguir a área acadêmica? Compartilhe seus planos nos comentários.

Ainda não sabe qual profissão seguir? Acesse nosso guia de profissões 360!