Comer é uma das necessidades mais básicas do ser humano, mas é necessário consumir alimentos que permitirão que o corpo cumpra todas as funcionalidades de que é capaz. É aí que entra o profissional de nutrição.
Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
O nutricionista, em linhas gerais, dedica-se à garantia de bem-estar por meio da manutenção da saúde alimentar, elaborando um diagnóstico nutricional, prescrevendo dietas e suplementos nutricionais para pessoas saudáveis e não saudáveis, fazendo o controle de qualidade em alimentos e desenvolvendo e avaliando produtos a serem usados na alimentação.
Em resumo, o profissional da área estuda desde a composição dos alimentos ao seus efeitos no corpo humano. Por conta disso, fica encarregado do planejamento, da administração e coordenação de programas de alimentação e nutrição em diferentes espaços.
Em que consiste o curso de Nutrição?
(Fonte: Giphy)O curso de Nutrição tem como objetivo formar profissionais capazes de investigar e auxiliar na relação do ser humano com a alimentação, a fim de promover a saúde e mantê-la por muito mais tempo.
Como é uma ciência ligada à área da saúde, a maior parte das disciplinas da grade curricular é oriunda da medicina, como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica. No entanto, no curso como um todo, o intuito é a formação profissional, com aulas de caráter teórico e prático a respeito da qualidade nutricional dos alimentos, avaliação nutricional, educação e higiene alimentar.
Nas aulas práticas, o aluno aprende uma série de técnicas de preparo e conservação dos alimentos, além de analisar todas as transformações que eles sofrem. O estágio é uma atividade obrigatória do curso, que permite experimentar de forma mais aproximada como é o dia a dia de trabalho nesse ramo.
O curso de Nutrição é um curso de nível superior, com 4 ou 5 anos de duração, com uma formação muito completa e robusta. Ao fim do curso, para a obtenção do título, o aluno precisa elaborar um trabalho de conclusão de curso. Também existem cursos técnicos na área de Nutrição, de nível médio e mais focados em áreas específicas e funções operacionais, como a área de alimentação coletiva. No curso técnico, o estudante não tem acesso a conteúdos mais amplos da área da saúde. Após a graduação, o profissional que deseja se especializar em alguma área pode cursar pós-graduação. As áreas mais procuradas de pós-graduação são a Nutrição Clínica e a Nutrição Esportiva.
Qual é a grade curricular do curso?
Entre as principais disciplinas da graduação em Nutrição podemos citar:
- Anatomia Humana;
- Biologia Celular e Tecidual;
- Bioestatística;
- Metodologia de Pesquisa em Ciências da Saúde;
- Fundamentos da Nutrição;
- Ciência, Tecnologia e Sociedade na Saúde;
- Ética e Cidadania;
- Fisiologia da Nutrição;
- Educação Alimentar e Nutricional;
- Bioquímica Metabólica;
- Epidemiologia e Políticas Públicas em Saúde e Nutrição;
- Técnicas Dietéticas e Gastronômicas;
- Pesquisa Prática em Nutrição;
- Introdução à Cosmovisão Reformada;
- Higiene e Legislação Sanitária dos Alimentos;
- Bromatologia;
- Gestão e Planejamento de Unidades Produtoras de Refeições;
- Dietética;
- Tecnologia de Alimentos;
- Nutrição e Saúde Coletiva;
- Comportamento e Consumo Alimentar;
- Nutrição da Gestação à Adolescência;
- Planejamento Dietético;
- Avaliação Nutricional;
- Marketing e Assuntos Regulatórios em Alimentos;
- Princípios de Empreendedorismo;
- Nutrição e Atividade Física;
- Fisiopatologia da Nutrição;
- Nutrição Clínica.
O que o mercado de trabalho exige?
Para estar apto a atuar no mercado de trabalho, além do diploma de bacharel obtido em um curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o nutricionista necessita estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), cumprindo a resolução do Conselho Federal de Nutricionistas.
O profissional poderá atuar nas seguintes áreas:
- clínica — Hospitais, SPAs, ambulatórios, consultórios, estética, lactários, bancos de leite;
- saúde pública — Vigilância institucional e vigilância sanitária;
- indústria de alimentos;
- alimentação coletiva — Escolas, hotéis, restaurantes, concessionárias, cestas-básicas,
- convênio-refeição, padarias, lanchonetes, supermercados;
- nutrição esportiva — Elaboração e coordenação de acompanhamento alimentar de atletas e praticantes de atividades físicas;
- ensino e pesquisa.
Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie