Quando imaginamos um arquiteto, pensamos em alguém que planeja casas e edifícios modernos e sofisticados. Mas o curso de Arquitetura e Urbanismo dá margem para atuação em muitas áreas diferentes. Venha saber mais e descubra se esse curso é o melhor para você.

Fonte: Giphy

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?

Muitas pessoas confundem o curso de Arquitetura com as graduações de Engenharia, especialmente a Civil, porque os dois profissionais costumam trabalhar em conjunto. Porém, o profissional dessa área elabora, supervisiona e executa obras, participando desde o planejamento financeiro até a fiscalização ambiental.

Por isso, no curso de Arquitetura e Urbanismo, as disciplinas transitam entre ciências humanas e exatas, com aulas teóricas e práticas que ajudarão os projetos do futuro profissional.

Antes de se inscrever para o vestibular, confira o programa da universidade que você escolheu, para conhecer as disciplinas oferecidas, já que elas podem variar de acordo com a instituição.

Fonte: Giphy

Qual é o perfil do arquiteto?

O arquiteto trabalha todos os dias com plantas, planejamentos e maquetes. Por isso, é necessário que ele saiba como expressar graficamente suas ideias com uma boa percepção espacial e estética, além de muita criatividade.

O profissional precisa também saber atuar em equipe e ter um raciocínio multidisciplinar, pensando fora da caixa sempre que possível. Isso quer dizer saber liderar, resolver conflitos e ter compromisso com os colegas.

Fonte: Giphy

Quais são as áreas de atuação?

Existem muitas oportunidades em diferentes áreas para quem se forma em Arquitetura e Urbanismo. Por exemplo, na arquitetura de interiores, o profissional planeja ambientes internos.

Já na área industrial, é possível fazer o projeto de instalação de indústrias de todas as áreas, respeitando normas de segurança, necessidades dos futuros trabalhadores e planos do empresário em questão. Essa área sempre tem uma boa demanda, seja para trabalhar na construção de novos prédios, seja para reformar edifícios que estão passando de uma indústria para outra.

Quem trabalha com urbanismo auxilia o planejamento de cidades, tomando decisões sobre seu zoneamento, o que inclui escolher os melhores pontos para se fazer sua administração, decidir por onde passarão linhas de transporte público e onde ficarão os parques, por exemplo.

Esse profissional também atua com projeto e planejamento urbano, urbanização de áreas precárias e assistência técnica para moradias populares. Nesse caso, trabalha-se com uma equipe de outros profissionais de planejamento urbano, desde especialistas em geografia até engenheiros.

Independentemente da área, é importante que o profissional esteja atento às mudanças tecnológicas e como elas podem impactar seus projetos, que começam pouco a pouco a depender de produtos eletrônicos e a contar com novas ferramentas.

Se você gostou do curso de Arquitetura e Urbanismo, comece a observar mais as construções a sua volta. Você vai perceber detalhes muito interessantes que vão motivá-lo a estudar ainda mais para o vestibular!