Redação e atualidades: possíveis temas abordados no vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O vestibular é um dos momentos mais importantes na vida dos jovens que estão finalizando o Ensino Médio. Todo o esforço na escola, os aprendizados, os desafios e as conquistas são testados, e o que todos desejam é tirar uma boa nota.

Além das provas objetivas, a redação tem um grande peso no resultado, e para se sair bem é necessário ficar de olho nos principais temas da atualidade, pois os conteúdos abordados sempre seguem uma temática social ou pautas que ficaram em alta ao longo do ano.

Para ajudá-lo a se preparar para a prova de 2020, separamos alguns dos possíveis temas a serem abordados.

Possíveis temas para a redação do vestibular 2020

A redação, no processo seletivo, tem um peso tão forte senão maior; por isso, dominar o assunto é essencial. Como o tema só é divulgado no dia da prova, é bom acompanhar os assuntos que estão em evidência no momento.

Mobilidade urbana

(Fonte: Pexels)

Com o surgimento de meios de transportes alternativos por aplicativos, carona, bicicletas e patinetes elétricas, a pauta visa analisar o impacto e os benefícios dessas iniciativas para a cidade e a sociedade.

Aprender pela internet

(Fonte: Pexels)

A internet trouxe diversos benefícios relacionados ao aprendizado. Além das relações pessoais, na web é possível ter acesso a cursos, treinamentos, palestras e diversas universidades que promovem o ensino a distância em graduação, pós-graduação e mestrado. Será que esses novos recursos transformarão a educação como conhecemos hoje?

O papel da mulher na sociedade

(Fonte: Pexels)

Com o passar dos anos, o papel da mulher na sociedade se alterou com a diminuição da desigualdade de gênero, porém muitas questões ainda estão envolvidas nesse universo, como a diferença salarial entre homens e mulheres. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), as mulheres recebem salários 24,4% menores que os dos homens, e apenas 3,3% das entrevistadas ocupam cargos de empregadoras.

Volta de doenças erradicadas

(Fonte: Pexels)

Diversas doenças graves e consideradas erradicadas, como sarampo, poliomielite e difteria, começaram a aparecer novamente. Muitas dessas enfermidades podem, inclusive, causar a morte dos pacientes. A situação se torna um verdadeiro desafio para a saúde no Brasil, principalmente pública, que atualmente tem baixa adesão de vacinas. A tríplice viral, por exemplo, caiu mais de 10 pontos desde 2011, ficando 90% abaixo do objetivo da campanha em 2018.

O que tem muita chance de também cair nos vestibulares é a atual pandemia de Covid-19. A crise sanitária parou o mundo e voltou a atenção das pessoas para questões de higienização, poluição do ar, além de estar transformando diversos setores, como o segmento de Educação e a mobilidade urbana.

Refugiados

(Fonte: Sergey Ponomarev/The New York Times)

O Brasil é uma referência internacional em relação à situação humanitária dos refugiados, movendo esforços para acolher imigrantes que precisam de apoio. Apenas em 2018, 1.086 pessoas de diversos países foram auxiliadas no País, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Depressão

(Fonte: Pexels)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com a depressão. O alto índice da doença, o aumento da taxa de suicídio e a falta de informação fazem com que o tema seja cada vez mais divulgado e discutido.

Esses são alguns dos assuntos que podem fazer parte do tema da redação do Enem 2019. Após ampliar seus conhecimentos sobre os assuntos, chegou a hora de treinar, pois somente praticando a redação você estará pronto e ganhará a confiança necessária para realizar a prova com maestria. Boa sorte!

3982cookie-checkRedação e atualidades: possíveis temas abordados no vestibular