Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Todas as escolas têm princípios e valores que devem ser seguidos pelos profissionais e guiar os passos da instituição. Esse processo acontece através do Projeto Político Pedagógico (PPP). Para que você conheça mais sobre esse documento e como ele pode afetar os profissionais de pedagogia, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre ele.

O que é o Projeto Político Pedagógico?

(Fonte: Freepik)

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN — Lei n. 9.394/1996), o PPP deve ser produzido por todas as escolas e conter os objetivos, as metas e os métodos da instituição e como ela vai alcançá-los.

No documento, a escola precisa listar seus valores, sua atual situação e os meios para chegar a um ponto saudável e eliminar os fatores negativos. De caráter obrigatório, deve ser elaborado anualmente e contar com a participação de alunos, pais, professores, funcionários e representantes da comunidade.

Entre os tópicos abordados estão:

  • proposta curricular de ensino com a metodologia adotada;
  • diretrizes sobre a formação dos professores;
  • diretrizes para a gestão administrativa.

Qual é a importância do Projeto Político Pedagógico?

(Fonte: Freepik)

O documento é de extrema importância para as instituições de ensino, pois, além de ser produzido de forma democrática com todos os profissionais e a comunidade, ajuda a nortear os caminhos que a escola deve seguir. O PPP permite priorizar os objetivos educacionais e garantir ainda mais qualidade na aprendizagem.

Muitas escolas produzem o documento, porém não o colocam em prática. Por isso, para que a instituição realmente cresça e colha benfeitorias ao alcançar os objetivos, tudo o que foi estabelecido no documento deve ser seguido. E o Projeto deve ser revisto periodicamente, pelo menos uma vez por ano.

Como o Projeto Político Pedagógico afeta os profissionais da área?

(Fonte: Freepik)

Ao entrar no mercado de trabalho, os docentes devem sempre estar atentos aos objetivos da escola e ao cumprimento dos passos estabelecidos no PPP. Os profissionais devem analisar periodicamente a postura da escola e fazer questionamentos sobre o andamento da instituição em relação ao Projeto, o que engloba desde a aplicação dos propósitos acordados até a gestão da cultura organizacional, como a escola tem cumprido seus deveres e seus direitos, se atua de maneira humanizada, entre outros fatores.

Como o Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado?

(Fonte: Freepik)

O Projeto Político Pedagógico é importante para o desenvolvimento das escolas e, consequentemente, para a melhoria do ensino e dos serviços oferecidos aos alunos, mas como elaborar o documento? Veja um passo a passo da estrutura:

  • Definição da missão da escola, dos valores e das aspirações em que ela acredita.
  • Descrição detalhada da comunidade e da fundação da escola. Podem ser incluídas as condições socioeconômicas e culturais dos alunos e das famílias.
  • Dados referentes a matrículas, alunos aprovados e reprovados, índices de evasão escolar, transferências e demais informações sobre os alunos.
  • Como é e como pode ser o relacionamento das famílias com a escola, a fim de que participem dos projetos.
  • Recursos físicos, humanos, financeiros e de materiais pedagógicos.
  • Definição das diretrizes pedagógicas com os objetivos e as metas de ensino, além da forma de avaliação a ser seguida.
  • Definição do plano de ação da escola com todas as atividades que serão realizadas no ano vigente.

O que fazer após a construção do Projeto Político Pedagógico?

(Fonte: Freepik)

Com o Projeto Político Pedagógico finalizado, a gestão da escola deve encaminhá-lo ao conselho escolar da região; após aprovado, é preciso enviar uma cópia para a Secretaria de Educação. A instituição deve oferecer cópias ou resumos à comunidade e deixar um exemplar à disposição na secretaria da escola.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Pedagogia.