De olho na história: por que o profissional de jornalismo é tão importante

O jornalismo é uma área que, muitas vezes, é colocada em xeque. Durante alguns períodos da história, jornalistas foram perseguidos; em outros, foram exaltados. Em alguns momentos, são vistos como fontes importantes; em outros, como problemáticos e mesmo desnecessários.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Mas por que o profissional do jornalismo é tão importante para nossa sociedade? Continue sua leitura para saber mais!

Informações onde mais se precisa

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

A reportagem é uma das formas de jornalismo mais conhecidas, porque é a que vemos na mídia todos os dias. O repórter é um profissional que está sempre em busca de fatos, eventos e informações que devem ser noticiados – alguns deles, o mais rápido possível. É o caso, por exemplo, de coberturas sobre eventos naturais que se aproximam, como furacões e tsunamis. Assim, o jornalismo permite que as pessoas saiam das áreas de risco o quanto antes.

Mas chegar com as notícias no momento exato não é exclusividade dos repórteres: assessores de imprensa também fazem esse trabalho, representando empresas ou indivíduos e respondendo por eles em situações urgentes. Atualmente, o assessor de imprensa está muito presente nas redes sociais, fazendo produzindo conteúdos para clientes, empresas e usuários. 

É importante ressaltar a profissão não é voltada apenas para ocasiões super sérias ou eventos de vida ou morte. O jornalismo esportivo, por exemplo, está aí para noticiar, fazer entrevistas e trazer respostas para quem se interessa pelo mundo dos esportes; é um tipo de jornalismo que também instiga e influencia muitas pessoas.

Veja também:

Os fatos em meio aos fakes

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Atualmente, a informação é mais livre e gratuita do que nunca. Não precisamos abrir um jornal para ler uma notícia: ela chega por vários canais, como e-mails, redes sociais, até mesmo nos aplicativos de mensagem de nossos celulares. De forma resumida, elas podem ser lidas em segundos – diferente do que acontecia no passado.

O problema é que, por causa da rapidez de acesso às informações, acabamos não checando suas origens. Muitas vezes, não sabemos de onde elas vieram. E, do mesmo modo, não temos certeza das intenções de quem as escreveu. O jornalismo entra em campo, nesse caso, para dar nomes, procurar fontes, estabelecer o que é um fato e o que não aconteceu.

Isso não deve ser confundido, no entanto, com o jornalismo que forma opiniões. É claro que, esclarecendo fatos, os jornalistas podem ajudar seus leitores e espectadores a estabelecerem as próprias opiniões. Mas, em geral, a missão é mostrar os fatos, exibir provas, fazer entrevistas e não deixar qualquer informação importante escapar.

Quem se interessa por jornalismo deve ter um compromisso com o factual e saber que qualquer uma de suas notícias tem o poder de impactar vidas. É uma responsabilidade enorme, mas muito necessária para o desenvolvimento do mundo em que vivemos.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Jornalismo.

3570cookie-checkDe olho na história: por que o profissional de jornalismo é tão importante