O que você precisa saber sobre phrasal verbs para o vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Phrasal verbs são expressões idiomáticas formadas pela combinação de verbos com uma preposição ou um advérbio. O significado dessas frases não tem, necessariamente, relação com o sentido que as palavras que o compõem carregam sozinhas; ou seja, o conceito de um phrasal verb pode ser algo totalmente diferente do sentido original do verbo que o constitui.

Por exemplo: o verbo to call, sozinho, significa chamar, mas quando uma preposição ou um advérbio o acompanha, seu significado pode ganhar diversas variações: call up é telefonar; call back é retornar a ligação; call out é gritar. Resumindo, podemos dizer que os phrasal verbs são combinações de palavras que, juntas, ganham significados específicos.

Quando e como utilizar phrasal verbs?

(Fonte: Giphy)

O estudo Os phrasal verbs na escrita de aprendizes brasileiros, publicado por Priscilla Tulipa da Costa na Universidade Federal de Minas Gerais, revelou que os phrasal verbs não são muito utilizados na linguagem formal dos falantes de língua inglesa. De maneira geral, são bastante recorrentes em falas informais.

Confira mais dicas para se dar bem no vestibular

Para entender de que modo utilizar essas partículas, é importante ter em mente que as palavras não funcionam de forma isolada. Elas devem ser vistas como unidades de sentido, com características gramaticais específicas.

Phrasal verbs transitivos ou intransitivos

Como são formados por mais de uma palavra, os phrasal verbs podem ser separados (transitivos) por outro termo ou ter uma forma fixa (intransitivos), que não aceita outros elementos. Por exemplo: pick up aceita ser utilizado das duas formas: “Can I pick dad up at the store?” ou “Can I pick up dad at the store?”; enquanto isso, a expressão run into é fixa: “You almost run into a street sign”.

Atenção especial

(Fonte: Giphy)

É comum que os estudantes encontrem dificuldades para entender o uso de phrasal verbs porque eles modificam o significado literal do verbo, então não é possível entender o que uma frase verbal quer dizer apenas traduzindo a expressão. Por isso, o estudo de phrasal verbs exige uma atenção especial e deve sempre levar em conta o contexto em que está sendo empregado.

Na frase: “My television is acting up. I think it needs to be fixed”, se formos traduzir a expressão acting up literalmente, chegaremos a algo como “agindo para cima”, que não faz nenhum sentido. Se olharmos o contexto da frase e entendermos que a televisão precisa de um conserto, compreenderemos que ela está com defeito.

10 phrasal verbs mais populares

(Fonte: Giphy)

Agora que você já sabe o que são phrasal verbs, conhece algumas regras que os regem e que o contexto é o elemento mais importante, vejamos 10 exemplos populares e alguns de seus significados.

1. To take (tomar)

2. To call (chamar)

3. To put (colocar)

4. To get (obter)

5. To look (olhar)

6. To go (ir)

7. To give (dar)

8. To hang (pendurar)

9. To make (fazer)

10. To turn (transformar)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre o vestibular do Mackenzie

3420cookie-checkO que você precisa saber sobre phrasal verbs para o vestibular