Química Orgânica e Inorgânica: o que você precisa saber

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Para o melhor entendimento, o estudo da química foi dividido em diferentes subclasses sendo uma delas a química orgânica e inorgânica. A química orgânica estuda a química do carbono, enquanto a inorgânica investiga os compostos que constituem os minerais. Confira os principais conceitos de ambas as áreas.

O que é química orgânica?

(Fonte: Shutterstock)

A química orgânica estuda os compostos de carbono, também chamados de compostos orgânicos. O termo química orgânica foi cunhado em 1777. À época, o químico sueco Torbern Bergman acreditava que os compostos orgânicos incluíam substâncias de organismos vivos, enquanto os compostos inorgânicos continham elementos do reino mineral. Porém, após diversos experimentos — como a teoria da força vital, de Jöns Jacob Berzelius, e a descoberta de elementos como a ureia, por Friedrich Wöhler —, postulou-se que a química orgânica era a área da química que estudava os compostos do carbono.

Isso explica porque toda a vida é baseada no carbono e quase todos os elementos que sofrem combustão são compostos orgânicos. Podemos ilustrar essa ideia citando a massa corpórea dos seres humanos, que, ao desconsiderarmos a porcentagem de água, é constituída em 60% por compostos orgânicos.

Em resumo, a química orgânica estuda a estrutura, as propriedades, a composição, as reações e a síntese dos compostos orgânicos. As moléculas orgânicas podem ser constituídas por outros elementos além do carbono (C), como hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S).

Moléculas orgânicas

É comum que os compostos orgânicos apresentem apenas ligações covalentes e, em decorrência disso, as forças de atração entre as moléculas sejam de dipolo instantâneo — dipolo induzido. Normalmente, fatores como temperatura e pressão alteram a estrutura das moléculas orgânicas. Quando aquecida, a maior parte delas sofre combustão completa, incompleta ou carboniza.

O que é química inorgânica?

(Fonte: Shutterstock)

O termo química inorgânica também foi cunhado por Bergman em 1777. À primeira vista, o químico defendeu que esse seria o ramo da química que investigaria os compostos minerais, enquanto a química orgânica seria responsável pelos estudos dos organismos vivos. Os avanços nos estudos, como a investigação sobre as teorias atômicas e as ligações químicas, fizeram com que o conceito fosse alterado.

Atualmente, a química inorgânica estuda os compostos que não são formados por carbono e são facilmente encontrados na Terra, pois a maioria deles é sólida. Os compostos inorgânicos passaram a ser agrupados de acordo com as semelhanças dos elementos de sua composição a partir de 1887, quando a Teoria de Arrhenius foi proposta. Entende-se, então, que as principais funções inorgânicas são ácidos, bases, sais e óxidos.

Vamos saber um pouco mais sobre cada função inorgânica.

Bases

As bases inorgânicas, pela teoria de Svant Arrenhius, são substâncias que sofrem dissociação em meio aquoso, liberando grupos OH e podem ser consideradas fortes e fracas, dependendo de seu grau de dissociação. Seu nível de basicidade pode ser identificado por meio do seu potencial hidrogeniônico ou pelo seu potencial hidroxiliônico, em uma escala de 0 a 14. Exemplos são hidróxido de sódio (NaOH) e hidróxido de potássio (KOH).

Ácidos

Os ácidos de Arrenhius são substâncias  que sofrem ionização em meio aquoso e liberam cátion H+. Assim como as bases, podem até causar queimaduras. A acidez pode ser medida também levando em consideração o potencial hidrogeniônico. Ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido fluorídrico (HF) são exemplos de ácidos.

Sais

Compostos como cloreto de sódio (NaCl) e bicarbonato de sódio (Na2CO3) são chamados de sais. Essas substâncias liberam íons quando entram em contato com a água e são formadas por meio da reação de um ácido por uma base.

Óxidos

Os óxidos são compostos inorgânicos formados por oxigênio (O) ligado a mais um elemento; como por exemplo Na2O, SiO2, e apresentam aplicações práticas em diversas áreas.

3364cookie-checkQuímica Orgânica e Inorgânica: o que você precisa saber