O que são âncoras de carreira?

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Você já parou para pensar no que o motiva a continuar em um emprego? Saber a resposta para essa pergunta é o primeiro passo para ser feliz no trabalho e ter uma carreira bem-sucedida. Um conceito útil para descobrir sua motivação e quando é a hora de buscar outras oportunidades são as “âncoras de carreira”.

A âncora é uma ferramenta que mantém algo fixo em um lugar determinado. E essa é a lógica da teoria de Edgar Schein, pesquisador do mundo do trabalho que desenvolveu o conceito na década de 1970. O currículo dele tem peso: Ph.D. em Psicologia Social pela Universidade de Harvard e ex-professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Foi ele quem criou o conceito de “cultura organizacional” que usamos hoje.

(Fonte: Giphy)

Tanta experiência fez Schein chegar à conclusão de que todo indivíduo norteia as decisões da carreira com base em oito pilares. As pessoas oscilam entre eles, mas um sempre se destaca e sustenta com maior força o rumo profissional.

As 8 âncoras de carreira

1. Autonomia e independência

Pessoas com essa âncora de carreira gostam do poder de decisão e de impor as próprias condições. Almejam fazer as coisas do jeito delas e ser donas do próprio destino. Regras rígidas ou processos repletos de etapas cerceiam a autonomia, o que pode deixar insuportável o ambiente de trabalho.

2. Segurança e estabilidade

Essa âncora de carreira é adequada para indivíduos que buscam maior previsibilidade do futuro, ou seja, procuram empresas que ofereçam estabilidade, em especial financeira; precisam se sentir seguros no ambiente de trabalho.

3. Competência técnico-funcional

A especialização é o objetivo das pessoas que têm essa âncora de carreira como protagonista, pois buscam trabalhos desafiadores para testar conhecimentos a todo momento. Indivíduos tecnicamente ancorados não gostam de exercer funções mais generalistas, que são parte dos altos cargos administrativos; gostam de cargos de especialista em determinadas áreas.

4. Competência administrativa geral

Se as pessoas tecnicamente ancoradas não gostam de cargos generalistas, as que têm como âncora de carreira a competência administrativa geral veem a especialização como uma armadilha e buscam os mais altos níveis de responsabilidade de uma organização. Geralmente, exercem cargos de liderança e têm como principal objetivo chegar ao topo da hierarquia corporativa. Para esses indivíduos, o sucesso da organização é sinônimo de sucesso.

5. Criatividade empreendedora

Quem sempre está planejando novos negócios tem como âncora de carreira a criatividade empreendedora. A principal motivação é criar um negócio próprio e que seja bem-sucedido; pode ser uma empresa, um serviço ou um produto.

6. Dedicação a uma causa

Nessa âncora as pessoas orientam a carreira pelos valores que querem transmitir no trabalho. Desejam contribuir para um mundo melhor, nem que exerçam funções que não tenham relação alguma com a própria formação ou competências.

7. Desafio puro

Superar obstáculos é o segredo de uma carreira de sucesso para quem tem essa âncora. As pessoas precisam sentir que podem conquistar qualquer coisa e estão em busca de desafios cada vez maiores.

8. Estilo de vida

A âncora do estilo de vida está ligada a pessoas que buscam a harmonia entre diferentes aspectos da vida: familiar, individual e profissional. Para elas, o trabalho é uma parte da vida, mesmo que adorem a profissão que escolheram, por isso estão sempre em busca de flexibilidade e valorizam a atitude da empresa. Geralmente se adaptam bem ao clima organizacional, ao contrário de quem tem como âncora a autonomia.

Como descobrir qual é a sua âncora de carreira?

(Fonte: Giphy)

Identificar a sua âncora de carreira é uma questão de autoconhecimento. É preciso refletir bastante: você gosta de fazer as coisas do seu jeito? Gosta de estudar e se aprofundar na sua área de atuação? Sente a necessidade de dedicar mais tempo à família? Quer ter o próprio negócio? Dedique algum tempo para pensar sobre qual seria a sua âncora de carreira; afinal, conhecer-se ajuda na hora de fazer escolhas e se aprimorar como profissional.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

3342cookie-checkO que são âncoras de carreira?