O que é Linguagens, Códigos e Tecnologias?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Você sabe a que se refere a expressão Linguagens, Códigos e Tecnologias? O conjunto, utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros vestibulares, é amplo e por isso pode gerar confusão entre os estudantes. Além da Língua Portuguesa, da Literatura e da Língua Estrangeira (geralmente Inglês ou Espanhol), existem diversas outras áreas do conhecimento que fazem parte desse grupo, como Artes, Educação Física, Comunicação e Tecnologias da Informação.

Se você está se preparando para ingressar no ensino superior, saiba que as matérias desse bloco são cobradas em todos os vestibulares. Conheça mais sobre cada uma delas:

Língua Portuguesa

(Fonte: Giphy)

Estudar gramática normativa é essencial, mas esse não é o único assunto com que você precisa se preocupar para empregar a Língua Portuguesa de maneira correta. Tão importante quanto conhecer a norma culta do idioma é conhecer suas variações, as influências culturais que moldam a linguagem, os recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação, as figuras de linguagem, interpretação de texto e a função social dos sistemas de comunicação.

Por isso, além de questões sobre regras gramaticais, você precisa estudar os diferentes tipos de texto, como jornalístico, literário, científico, publicitário, crônica, charge e quadrinhos. Até mesmo a interpretação de imagens ou de letras de música pode ser cobrada na prova.

Literatura

(Fonte: Giphy)

Durante os anos de ensinos fundamental e médio, você com certeza teve contato com os diferentes movimentos literários, a forma como eles surgiram e se relacionam entre si, além de conhecer os autores nacionais e estrangeiros que foram importantes em cada momento da história.

Para o vestibular ou o Enem, é essencial lembrar a importância de conhecer principalmente os autores brasileiros e o modo como eles retrataram a realidade do país na época. Nomes como Machado de Assis, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade geralmente marcam presença nas questões. Entender o contexto histórico e o estilo de cada escritor com certeza vai ajudá-lo muito na hora da prova.

Língua Estrangeira

(Fonte: Giphy)

Assim como na Língua Portuguesa, quando se aprende Inglês e Espanhol não basta conhecer as regras gramaticais; é preciso também entender de interpretação de texto. Por isso, nas provas você pode esperar questões que contenham algum texto com vocabulário médio ou até mesmo uma letra de música.

Artes

(Fonte: Giphy)

As questões de artes geralmente podem ser ligadas a movimentos literários e à História. Por isso, estude os principais movimentos artísticos, em especial Modernismo e Arte Contemporânea, e a expressão deles no Brasil e na Europa.

Você também pode esperar perguntas que relacionem artistas ou obras a momentos históricos. Tópicos como a Semana Moderna de Arte de 1922, o Renascimento, a Arte Contemporânea no Brasil, o Barroco em Minas Gerais e a arte na Pré-História costumam aparecer com frequência nos exames.

Ensino Superior

(Fonte: Giphy)

O ramo de Linguagens, Códigos e Tecnologias engloba uma série de cursos superiores, como Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Rádio e TV, Letras, Educação Física, Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Fotografia, Moda, Artes Cênicas, Dança, Ciências Sociais, Cinema e Música.

Gostou desse conteúdo? Entenda como funciona o vestibular do Mackenzie

3222546cookie-checkO que é Linguagens, Códigos e Tecnologias?