O que é Globalização? Conheça as fases e impactos

A globalização estreitou os laços entre alguns países e está presente em vários momentos do nosso dia a dia, desde uma compra com cartão de crédito até a utilização de aplicativos no celular e as músicas que escutamos.

É importante ressaltar que esse fenômeno vai além da economia e da comunicação, afetando culturas, diferentes formas de arte, política, esporte, meio ambiente, percepção de mundo… e por aí vai.

Contudo, essa descrição não abrange todo o significado da palavra globalização. Para entender o que é globalização e o que ela representa, é preciso fazer uma viagem no tempo e buscar sua raiz na história.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Qual a origem da globalização?

A origem da globalização teve início no século XV. As nações europeias, impulsionadas pelo mercantilismo, começaram a vencer suas fronteiras com longas viagens de navio em busca de novas terras e riquezas.

Esse fator iniciou o processo de colonização dos territórios “descobertos”, com destaque para África e Ásia, as duas colônias que inauguraram os fluxos de força de trabalho e mercadorias entre os países e as colônias — nesse “vai e vem”, aspectos culturais também eram trocados.

O século XVIII foi pontual para a globalização que, por conta da Revolução Industrial, teve uma enorme expansão.

Após a 2ª Guerra Mundial, no fim do século XX, as mudanças ficaram ainda mais intensas porque o neoliberalismo entrou na jogada, acelerando as trocas econômicas entre os países.

Assim, o número de negócios e investimentos globais disparou, mercadorias começaram a circular nas fronteiras e indústrias se instalaram em territórios estrangeiros.

No entanto, foi só com o avanço da tecnologia e a evolução dos meios de comunicação que a globalização teve seu verdadeiro boom.

A informática e a internet, mais especificamente, foram as chaves para a integração entre os países.

O que é Globalização? Entenda tudo sobre esse processo e sua influência no mundo
(Fonte: Stoodi/Reprodução)

Fases da globalização

Para organizar melhor esse fenômeno tão extenso e complexo, os estudiosos dividiram a globalização em quatro fases.

Quais são os impactos da globalização?

Para começo de conversa, podemos mencionar as transnacionais, empresas que têm matrizes em países desenvolvidos e atuam com filiais em nações emergentes e subdesenvolvidas.

Elas nasceram com a globalização e, atualmente, colocam as cartas na mesa e impulsionam esse fenômeno da maneira que mais lhes convêm.

Outro impacto da globalização é a influência cultural de um país sobre os demais.

Com a TV e, sobretudo, a internet, qualquer lugar do mundo está a um botão ou a um clique de distância.

Essa facilidade de acessar informações sobre diversos costumes faz com que aconteça uma conexão entre a cultura do indivíduo e a cultura do outro país.

Mas essa influência consegue ir além do plano individual e alcançar massas. Por conta da globalização, as potências mundiais têm poder de influência em grande escala.

Podemos citar como exemplo os hábitos alimentares norte-americanos, que se espalharam com as redes de fast-food.

Outro exemplo são as grandes lojas de departamento, com suas vitrines padronizadas, vendendo as mesmas roupas em qualquer país.

Entre outros impactos da globalização, estão:

Imagem mostra ilustração do planeta coberto com uma rede iluminada simbolizando as conexões criadas com a globalização
(Fonte: Western Union/Reprodução)

Como a globalização influenciou o Brasil?

Como dito, os blocos econômicos foram um dos efeitos da globalização.

O Brasil faz parte de diversos grupos, inclusive o Mercosul, no qual os países-membros procuram facilitar as relações entre si, principalmente no aspecto econômico, com flexibilização tributária e circulação de pessoas, por exemplo.

A partir de 1990, o neoliberalismo começou a entrar no território brasileiro.

Com isso, o país adotou inúmeras medidas para impulsionar sua participação no mundo globalizado, o que gerou consequências positivas no contexto econômico, como crescimento industrial massivo e surgimento de empresas multinacionais; por outro lado, algumas empresas estatais foram privatizadas.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer processo tem prós e contras, a globalização não fica de fora.

Esse fenômeno está intimamente ligado ao capitalismo, controlado por grandes empresas que visam ao lucro.

Portanto, entre outras desvantagens da globalização, aconteceu uma intensa e insustentável exploração de matérias-primas por empresas transnacionais, sobretudo no Brasil.

Isso resultou em poluição, desmatamento, intensificação das alterações climáticas, catástrofes ambientais e até prejuízos a algumas espécies animais.

É importante dizer que:

E além da exploração de matéria-prima, a globalização também intensificou a exploração de mão de obra barata e até escrava.

Por esse motivo, não se pode afirmar que a globalização foi somente benéfica para o mundo.

Além dos vários benefícios que ela trouxe para os territórios e seus indivíduos, existem pontos negativos que precisam ser ponderados.

31734cookie-checkO que é Globalização? Conheça as fases e impactos