O que é Ética no Mundo Digital e por que é importante?

O mundo digital está causando uma série de transformações não apenas na forma de realizar as tarefas do dia a dia, mas também nos pensamentos e nas percepções.

Conforme novas tecnologias vão sendo desenvolvidas, novas discussões vão surgindo, principalmente com relação aos aspectos éticos e morais.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Essas discussões se referem, principalmente, às noções de ética digital, mais precisamente sobre o que é esse termo e qual deve ser a sua atuação na sociedade e no espaço virtual.

O que é ética digital?

Ética é um conjunto de princípios morais que guiam os indivíduos ou um grupo da sociedade.

Em se tratando da internet, ética no mundo digital é o que atua para manter dignidade, segurança, privacidade e outros valores no ambiente virtual, seguindo tanto os valores morais quanto as legislações a respeito do assunto.

Ou seja, a ética digital está presente na atuação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade atual.

A ética digital no Código brasileiro

No Brasil, existem normas e regulamentações pensadas para manter alguns princípios de ética digital.

São inúmeras as leis que visam proteger a dignidade humana, inclusive virtualmente, e um belo exemplo é o Marco Civil da Internet (Lei n. 12.965/2014), que garante o sigilo de dados pessoais, a privacidade de mensagens, as responsabilidades sobre o conteúdo e a neutralidade da rede.

E é importante ressaltar que todas essas regras têm origem em fundamentos éticos.

Por que é importante ter regras para o uso da internet?

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a tecnologia fez com que as pessoas deixassem de ter consciência dos efeitos de suas ações, que agora podem tomar um rumo globalizado. Isso trouxe uma série de novos desafios e questões ético-sociais.

Podemos citar como exemplo a privacidade. Sem leis, as empresas poderiam acessar, compartilhar e vender todos os tipos de dados, desde preferências de compra até informações e arquivos pessoais.

Outros perigos são os crimes digitais:

Esse assunto vai além. Tecnologias como Big Data, machine learning e inteligência artificial trazem uma discussão ainda mais calorosa sobre os limites que essa ética digital deve impor sem impedir o avanço tecnológico.

A ética no mundo digital na prática

Incluir a ética no mundo digital, como podemos perceber, é uma prática muito importante para que seja possível utilizar a internet com segurança e responsabilidade, porém a prática não é tão simples quanto parece.

Os novos softwares inteligentes, algoritmos e outras tecnologias estão revolucionando o mercado e tornando cada vez mais difícil desenhar as “linhas” que separam o mundo digital do físico.

Por esse motivo, é muito importante a discussão sobre até onde a tecnologia pode ir.

Os benefícios trazidos com a eficiência da comunicação, a redução de custos para funções e transações do dia a dia, o envio de informações personalizadas e a acessibilidade são diversos e devem continuar crescendo.

Mas, para que isso aconteça, também existem alguns efeitos negativos, como:

A ética no ambiente digital (por mais que tenhamos regulamentações) não é exigida por lei; ou seja, depende de como cada empresa ou indivíduo atua nesse meio.

No momento, é preciso que cada pessoa tenha consciência de seus atos e do relacionamento que está criando com as empresas com as quais interage.

Conhecer mais sobre como essas organizações percebem e agem em relação à moral, atentar-se para o que compartilha on-line, estudar sobre o que é ética digital e principalmente trazer novas discussões sobre esse assunto são atitudes de extrema importância.

Conheça as opções de pós-graduação do Mackenzie

30750cookie-checkO que é Ética no Mundo Digital e por que é importante?