Conheça 4 atividades recreativas na universidade

A vida universitária vai muito além da sala de aula. Um dos melhores caminhos para viver essa fase são as atividades extracurriculares, que reforçam o vínculo entre aluno, faculdade e comunidade externa, bem como auxiliam na formação de indivíduos mais responsáveis e comprometidos. Que tal conhecer algumas dessas possibilidades?

1. Atlética

A atlética é uma ótima forma de se manter saudável enquanto interage com os colegas (Fonte: KeithJJ/Pixabay)
A atlética é uma ótima forma de se manter saudável enquanto interage com colegas. (Fonte: KeithJJ/Pixabay)

Jogos como basquete, vôlei e futebol são exemplos de competições que promovem a integração, pois extrapolam os limites das quadras. O foco desses esportes é o trabalho em equipe, algo importante em diversos setores da vida.

É por isso que as Atléticas, que organizam treinos e competições esportivas nas universidades, são excelentes espaços para os estudantes, pois ensinam noções de convivência, resolução de conflitos, superação de limites, empatia e marketing pessoal. Essa frente também organiza festas inesquecíveis.

Ainda que seja formada de maneira independente pelos alunos, é comum que receba apoio da instituição, uma vez que complementa o currículo interno e atua fortemente em ações de cunho social em comunidades vulneráveis, por meio de campanhas com doações de alimentos, agasalhos, materiais de higiene e limpeza ou mesmo com eventos de lazer.

2. Bateria

A alegria dos eventos é garantida com a presença da bateria! (Fonte: Infantaria Bateria Mackenzie//Reprodução)
A alegria dos eventos é garantida com a presença da bateria. (Fonte: Infantaria Bateria Mackenzie//Reprodução)

As baterias são um grande atrativo das competições das atléticas. Não é por acaso que ganharam tanto espaço no ambiente universitário. São parte da cultura e não se poderia imaginar um jogo sem o apoio dela.

Assim como outras associações livres dentro da universidade, as baterias nascem do interesse comum dos alunos pela música e pelo esporte, incentivando a interação entre os diversos grupos, sendo eles do mesmo campus ou não. 

3. Coral

O coral é uma ótima atividade extracurricular para conhecer pessoas e exercitar a musicalidade (Fonte: Thirdman/Pexels)

Caso nunca tenha se aventurado no universo da música, que tal se juntar aos colegas universitários e vivenciar uma experiência nova, participando de um coral? 

A interdependência das vozes resulta em boa música quando todos se comprometem com o melhor resultado, então a proposta é conhecer suas habilidades, trabalhar as dificuldades e ampliar sua perspectiva sobre diversos gêneros musicais. Assim, a diversão é certa.

Caso ainda não esteja convencido dos benefícios de participar de um coral, veja o que diz o maestro do Mackenzie, Parcival Módolo: “A prática de música de boa qualidade e bem orientada promove uma organização física e intelectual que a gente nota no dia a dia”. De acordo com ele, os participantes dos coros adquirem habilidades que passam a aplicar nos estudos.

4. DCE

O DCE cumpre um papel fundamental dentro das universidades (Fonte: DCE Mackenzie/Reprodução)

Por meio do Diretório Central dos Estudantes, os alunos participam das decisões institucionais da universidade, especialmente as que envolvem seus interesses imediatos.

Tido como bastante democrático, oportuniza discussões políticas e representa o corpo discente além dos limites da universidade, principalmente em questões de políticas educacionais, de política nacionais ou diante de outras entidades representativas.

Por fim, não podemos esquecer que é no DCE onde são fomentadas todas as atividades recreativas que citamos acima. 

Quer ser um mackenzista? Saiba como funciona nosso vestibular.

Fonte: Mackenzie, UMais, Sabra.

42730cookie-checkConheça 4 atividades recreativas na universidade